Montadoras x locadoras: A Vingança dos Sith – Parte II
Qual será a marca líder no mercado automotivo em 2020? O VW T-Cross será o SUV mais vendido do ano? A única pessoa que sabe a resposta, com 100% de precisão, deve ser o diretor de compras da Localiza
Importante: os comentários e opiniões contidos neste texto são responsabilidade do autor e não necessariamente refletem a opinião do InfoMoney ou de seus controladores
Caros leitores, digníssimas leitoras: o mês de novembro acabou de se encerrar. E as vendas de veículos deram uma reviravolta fenomenal neste mês que passou!
Se há 20 dias falamos de como “o império (montadoras) estava contra-atacando as locadoras”, mal deu tempo de digerirmos o assunto e já começou a rolar “a vingança dos Sith”.
(Nessa nossa analogia, existe o lado sombrio e o lado ainda mais sombrio da força – na nossa vida real, não existem – infelizmente – os Jedis.)
Voltando a nossa trilogia… o que rolou?
Bem… inicialmente, as vendas de veículos no mês de novembro totalizaram a quantidade de 214,2 mil carros, o que representou um crescimento de 4,4% sobre outubro, quando 205,2 mil veículos foram vendidos.
O grande ponto a ser comemorado é: este é o melhor resultado de vendas do ano e o sétimo mês de crescimento consecutivo. E, baseado no histórico, dezembro deve ser o oitavo.
Voltamos – até o momento – para uma trajetória de crescimento gradual e consistente (o pessoal do crédito está ajudando, e muito.)
Mas em que momento que os Sith (locadoras) partiram para a vingança?
Nesse mês, estimamos que eles compraram quase 35 mil veículos. Ou seja, 16% de todos os carros novos vendidos foram para as locadoras.
Amiguinhos… o pessoal das locadoras foi às compras de uma forma pesada!
Mas a situação “mais melhor de boa” é que eles decidirão qual será a marca líder do mercado!
Se o pessoal do chucrute (VW) acreditava que depois de quase 20 anos voltariam a ser líderes do mercado, saibam que estão colocando água no chopp deles!
A nova VW até que estava dirigindo direitinho até a conquista da primeira posição do ranking. Mas eles só que se esqueceram de que:
“…No meio do caminho havia uma LOCADORA;
tinha uma LOCADORA no meio do caminho
tinha uma LOCADORA
no meio do caminho tinha uma LOCADORA
nunca me esquecerei desse acontecimento…”
O que o pessoal lá das Minas Gerais fez? Eles, por uma “grande coincidência”, foram até a GM e decidiram fazer uma compra de pouco mais de 7 mil carros neste mês que passou. Sim, a grande maioria dos veículos foi de Onix Hatch e Sedan. Mas foram mais de 7 mil carros.
Qual foi o impacto disso? Se o mercado apresentou crescimento de 4,4% sobre outubro, a VW registrou crescimento de 0,14% e, a GM, mais de 15,1%. Essa diferença de carros fez com que a GM voltasse para a primeira posição do ranking, com uma vantagem de 3 mil carros sobre a VW.
A grande “coincidência” dessa compra foi que ela aconteceu logo após o pessoal da VW fazer o lançamento de sua própria locadora. Mas, como dissemos, é apenas uma infeliz coincidência!
Tanto que uma outra grande infeliz coincidência para o pessoal da VW vem crescendo muito nos últimos meses: as vendas do Renegade, da Jeep. A diferença acumulada entre o T-Cross e o Renegade, que chegou a ser de 7 mil carros, caiu pela metade em novembro – já não existe 100% de certeza de que o T-Cross será o SUV mais vendido do ano.
Então, as duas grandes perguntas são:
Qual será a marca líder no mercado automotivo em 2020? O VW T-Cross será o SUV mais vendido do ano?
A única pessoa que sabe a resposta, com 100% de precisão, deve ser o diretor de compras da Localiza.
O que eu estou achando? Que aquele bônus (de currywurst) que os executivos da VW iriam receber… acho que não vai mais chegar.
Já este mero estagiário se encontra como o Michael Jackson aqui aqui:
Raphael Galante
É economista, trabalha no setor automotivo há 14 anos e atua como consultor na Oikonomia Consultoria Automotiva.
FONTE: INFOMONEY