Movida compõe carteira de sustentabilidade empresarial da B3 pelo segundo ano consecutivo

Primeira empresa do setor a entrar no ISE em 2020, locadora reafirma posicionamento e boas práticas ambientais, sociais e de governança (ASG)

São Paulo, 02 de dezembro de 2020 – Pelo segundo ano consecutivo, a Movida Aluguel de Carros integrará a seleta Carteira ISE da B3, com vigência de 04/01/2021 a 30/12/2021. O Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) busca fazer uma análise comparativa da performance das empresas de capital aberto sob o aspecto da sustentabilidade, considerando eficiência econômica, equilíbrio ambiental, justiça social e governança. A carteira reúne 46 ações de 39 companhias que representam 15 setores. Juntas somam mais de R﹩ 1,8 trilhão em valor de mercado, retratando 38% do total do valor das companhias com ações negociadas na B3.

“Clientes e colaboradores vêm abraçando a agenda ASG, mesmo que ainda não a chamem assim. No caso das empresas abertas, já é concreta a migração de investidores para as companhias que possuem esta agenda no seu modelo de negócios, que tem a missão clara de gerar valor para todos, para a construção de um mundo melhor. Faz tempo que a Movida entende que esta responsabilidade passa por todos os seus agentes transformadores, o que inclui cada área de negócios da empresa”, comenta Edmar Lopes, CFO da Movida.

Edmar Lopes – CFO da Movida
No começo deste ano, a Movida tornou-se a primeira locadora de veículos do mundo, listada em bolsa, a obter a certificação de empresa B, movimento global que tem o objetivo de redefinir sucesso na economia para que sejam considerados não apenas o êxito financeiro, como também o bem-estar da sociedade e do planeta. A companhia também oficializou os compromissos de longo prazo associados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas e aos Princípios do Pacto Global, como a contribuição para uma mobilidade melhor e a participação ativa no esforço global para a redução das emissões de gases de efeito estufa (GEE) na atmosfera, em linha com a transição para uma economia de baixo carbono. A Movida pretende tornar-se carbono neutro até 2030 e carbono positivo até 2040.

O plantio de 1 milhão de árvores no Corredor da Biodiversidade do Araguaia, um dos maiores projetos de reflorestamento do mundo, já começou. Uma área de 10,4 milhões de hectares, com 2.600 km de comprimento e 40 km de largura, que conecta dois dos mais importantes ecossistemas do mundo: a floresta Amazônica e o Cerrado. A ação realizada em conjunto com a ONG Black Jaguar Foundation, tem relação direta com as ODS 13 e 15 do Pacto Global da ONU e permitirá a captura de um milhão de tonelada de CO2 da atmosfera.

A Loja Ecoeficiente é outra ação destaque da companhia, que procura otimizar o uso dos recursos naturais. Com a implantação de diretrizes de gestão ambiental, o projeto busca ações sustentáveis quanto ao uso de energia e água, gerenciamento de resíduos e emissões de gases de efeito estufa. Já está em andamento a adequação do sistema de todas as lojas e escritórios da Movida para um abastecimento com 100% de energia renovável, o que reduzirá, a partir de 2021, mais de 740 toneladas de CO2eq por ano. A Movida ainda se comprometeu para, a partir de 2021, impulsionar a economia circular e a inclusão social de catadores e cooperativas de forma a reduzir pela metade o envio de resíduos a aterros sanitários.

“Em 2019, estabelecemos internamente o projeto de valorização da diversidade, um pacto para garantir representatividade em toda a companhia. Uma das metas, por exemplo, é fazer com que metade dos cargos de liderança seja ocupada por mulheres até 2030. Só no último ano, a Movida já avançou neste compromisso, alcançando a marca de 34%. E vale lembrar que várias de nossas lojas e áreas funcionais têm mulheres à frente dos negócios”, conclui Lívia Friseira, responsável pela área de sustentabilidade da Movida.

Contribuir para a construção de uma mobilidade mais ágil, segura, integrada e sustentável é outro compromisso firmado pela Movida. Neste cenário, a locadora vem dando importantes passos, como o recente lançamento do aluguel de carro elétrico, tanto para o cliente pessoa física quanto jurídica, desde o aluguel eventual até o de longo prazo. Esta ação reforça o pacto da locadora no combate às mudanças climáticas.
FONTE: MOVIDA
plugins premium WordPress
Receba as últimas notícias

Assine a nossa news gratuitamente.
Mantenha-se atualizado com
as notícias mais relevantes diretamente em seu e-mail.