Produzir carros elétricos custará o mesmo que convencionais em 2024, diz estudo

Há uma clara evolução na indústria automotiva no segmento de carros elétricos. Hoje temos muitos modelos disponíveis e, segundo algumas pesquisas, este tipo de veículo será um terço do mercado em até uma década. Hoje, porém, estamos longe dessa realidade e muito em função do custo de fabricação desses produtos. Isso, porém, deve mudar — e logo.

De acordo com estudo do banco de investimentos UBS, o custo de produção dos carros elétricos deve abaixar para algo na casa dos US$ 1.900 a mais do que os veículos à combustão e, seguindo nesse ritmo, igualar em 2024. O segredo está, claro, nas baterias, que são, talvez, a principal diferença entre esses tipos de carro.

Análise técnica

O UBS chegou a essa conclusão analisando as baterias dos sete maiores fabricantes de baterias. Isso ocorre porque estes dispositivos representam entre um quarto e dois quintos do custo de um veículo elétrico inteiro. O banco de investimento acrescentou que os custos podem cair para menos de US$ 100 por quilowatt-hora até 2022.

O Chevrolet Bolt é um dos mais conhecidos carros elétricos do mundo/ Imagem: Felipe Ribeiro/ Canaltech

“Não há muitos motivos para comprar um carro convencional depois de 2025”, disse Tim Bush, analista do UBS. Ele acrescenta, ainda, que a queda nos custos da bateria não servirá apenas para “enterrar” os veículos à combustão, mas também influenciará os carros híbridos, tornando-os ainda mais baratos.

O banco também espera que a participação de mercado dos carros elétricos alcance 17% das vendas globais em 2025 e 40% em 2030.

Fonte: CarCoops

plugins premium WordPress
Receba as últimas notícias

Assine a nossa news gratuitamente.
Mantenha-se atualizado com
as notícias mais relevantes diretamente em seu e-mail.