Retomada econômica atinge locadoras, que contratam mais em 2017

O indício de retomada percebido por boa parte do mercado brasileiro durante o fim de 2017 também foi sentido na locação de automóveis. Dados da Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis (ABLA) mostram um crescimento anual de 4,9% no número de trabalhadores empregados na área, totalizando pouco mais de 80,3 mil.

A permanência média do profissional no setor se manteve em 30 meses, mesma quantidade obtida em 2016. Já a idade média dos profissionais empregados subiu de 36 para 37 anos. A maioria do quadro é representada pelo sexo masculino (70,3%) e por pessoas formadas no ensino médio (58,9%).

Para ao presidente do Conselho Nacional da ABLA, Paulo Miguel Junior, a pesquisa mostra o quão importante é o mercado de locadoras. “Precisamos de condições comerciais adequadas por parte das montadoras e bancos para que as locadoras aumentem suas frotas, cresçam, atendam mais usuários e gerem mais empregos”, afirmou.

As estatísticas de frota revelam mais de 11,4 mil locadoras atuantes no Brasil, com quase 710 mil veículos leves em posse. O número representa uma média de 8,8 automóveis por trabalhador nas empresas.

A terceirização para órgãos públicos empresas da iniciativa privada ainda são a grande fonte (58%) do faturamento bruto para o negócio de locação de automóveis: R$ 15,5 bilhões. Já o Turismo de lazer vem em segundo lugar (23%) e as viagens de negócios em sequência (19%).

Veja abaixo os estados que lideram o ranking de colaboradores empregados na área.

Fonte: Panrotas | 26/04/2018  16:24 | Raphael Silva

plugins premium WordPress
Receba as últimas notícias

Assine a nossa news gratuitamente.
Mantenha-se atualizado com
as notícias mais relevantes diretamente em seu e-mail.