Novos sistemas de segurança antecipam futuro nos carros

Foi-se o tempo em que as crianças imaginavam que, um dia, dirigiriam carros do futuro que falassem, andassem sozinho e dessem avisos aos seus motoristas. Essas crianças cresceram, e a tecnologia trouxe o sonho ao mundo real.
Hoje, modelos como Edge e Fusion, ambos da Ford, são verdadeiras bolhas de alta segurança que monitoram tudo o que acontece ao reder do veículo, evitando colisões, antecipando decisões dos condutores e alertando sobre cansaço, por exemplo.
O sistema de monitoramento de pontos cegos ajuda o motorista a trocar de faixas em ruas, avenidas e rodovias com segurança. Sensores de led nos retrovisores avisam sobre a presença de objetos ou outros veículos que a vista não alcança. Com a ré engatada, mais um show da tecnologia: um alerta visual e sonoro no painel diz que há um veículo, ou outro objeto, vindo da direta ou da esquerda.
Um outro equipamento que ajuda a minimizar o risco de problemas no trânsito é o alerta de colisão, que deve estar ligado sempre, seja em estradas ou perímetros urbanos. Por meio de sons, ele avisa quando há risco de acidente e corta o som dos alto-falantes, por exemplo. É como se fôssemos ao futuro, ou ele chegasse até nós, em um automóvel que chega a “falar” com o condutor. Além disso, o sistema pré-recarrega o freio deixando a resposta do motorista mais eficiente possível – quando se um veículo de aproxima do outro, fica mais fácil brecar.
O sistema é complementar ao piloto automático adaptativo, que das sofisticações tecnológicas é dos que mais se parece com o futuro nos dias presentes.
Controlar a velocidade automaticamente é item presente em diversos modelos hoje no mercado. Porém, o sistema adaptativo da Ford traz uma sofisticação a mais. Ele mantém a velocidade de acordo com o carro da frente.
Por exemplo: caso o motorista se aproxima muito do carro à frente, o sistema reduz a velocidade e mantém a distância para evitar um choque. Isso é possível por causa de um conjunto de sensores e radares instalados no carro que atuam constantemente para monitorar todo o entorno. É como uma bolha de alta segurança que evita qualquer problema ao redor.
E, quando surge aquela fadiga típica de longas viagens, entra em cena o alerta de permanência em faixa. As faixas na pista são monitoradas por uma câmera instalada no meio do para-brisa, e a tecnologia lê e grava a permanência constante do veículo em uma determinada faixa para, ao perceber um certo deslocamento por conta de eventual cansaço do motorista, alertar com uma vibração no volante.
Do AutoEsporte.

plugins premium WordPress
Receba as últimas notícias

Assine a nossa news gratuitamente.
Mantenha-se atualizado com
as notícias mais relevantes diretamente em seu e-mail.