Número de motoristas flagrados dirigindo bêbados passa dos 600 durante um ano
A cada 15 horas, um motorista é flagrado dirigindo embriagado nas ruas de Franca. Ao longo de 2015, foram lavrados 601 flagrantes de embriaguez ao volante. Os dados são do 15º Batalhão de Polícia Militar.
Segundo a polícia, o número abrange não apenas aqueles motoristas submetidos ao teste do bafômetro e que apresentaram concentração de álcool no sangue, mas também aqueles que se recusaram a fazer o teste e foram submetidos a exames médicos ou apresentavam sinais claros de embriaguez atestados pelos policiais.
O levantamento feito pela PM também mostra um dado preocupante. O número de flagrantes de embriaguez ao volante vem crescendo em Franca. De 2014 para 2015, o aumento ultrapassa os 20%. Em 2014, foram 493 motoristas dirigindo bêbados. Já no ano passado, esse número subiu para 601.
Para o secretário municipal de Segurança e Cidadania, Sérgio Buranelli, responsável pelo setor de Trânsito, o aumento está ligado ao crescimento da frota de veículo e também ao maior número de festas openbar realizadas na cidade. “De fato, houve um aumento sim. Infelizmente mesmo com todo o nosso esforço e da Polícia Militar, ainda é grande o número de motoristas irresponsáveis que arriscam a vida dirigindo embriagados”.
A Polícia não tem um levantamento sobre o perfil do condutor que dirige embriagado, mas uma pesquisa informal no acervo de reportagens do Comércio mostra que a grande maioria é formada por homens com idades entre 30 e 50 anos. “Este tipo de infração de trânsito é gravíssima. Coloca em risco iminente a vida e a integridade física das pessoas”, disse em nota a Polícia Militar.
Parta tentar coibir essa prática, a Polícia aposta no aumento de fiscalização. No ano passado, o número de operações do Programa Direção Segura também aumentou. “Estamos 24 horas por dia no policiamento preventivo, realizando operações voltadas a identificar e punir, na forma da lei, condutores que insistirem em dirigir sob influência de álcool ou qualquer outra substância entorpecente”, diz a nota.
O secretário também acredita que o caminho para combater a embriaguez ao volante é a fiscalização. “Temos que aumentar o número de operações. O trabalho que a Polícia Militar vem desenvolvendo é muito bom, mas ainda não é suficiente para que o motorista tenha medo de ser flagrado e preso se insistir em dirigir sob o efeito do álcool”.
Punições
A lei também é dura com quem é flagrado dirigindo bêbado. De acordo com a Polícia, se o condutor, submetido ao teste de bafômetro, apresentar uma concentração de até 0,33 mg de álcool por litro de ar no sangue, será autuado por embriaguez e receberá multa é de R$ 1.915,40. Terá ainda sua carteira de habilitação recolhida, bem como seu veículo. Já se a concentração for superior a 0,33 mg por litro, o condutor responderá também por crime de trânsito, sendo conduzido à delegacia, onde poderá lhe ser arbitrada fiança. Ele também responderá judicialmente pelo crime cuja pena é de seis meses a três anos, além da suspensão ou proibição do direito de dirigir.
Imagem de arquivo mostra motoristas pasando por blitz realizada pela Polícia Militar durante blitz na avenida Ismael Alonso y Alonso
Fonte: GCN