VW up! passará a ter espaço para apenas quatro passageiros

Mudança foi necessária para adequar o hatch às novas regras de segurança do Contran

Diferente do europeu, que sempre levou quatro passageiros, o VW up! brasileiro era capaz de levar até cinco pessoas. Mas essa vantagem tem prazo para acabar. As novas unidades do hatch não permitirão o transporte de três ocupantes no banco traseiro.

Embora ainda apareça sem mudanças no site do fabricante, os VW up! produzidos desde o início deste mês já saem com nova configuração de assentos, conforme noticiou o site Argentina AutoBlog. Eles precisaram se adequar à Resolução 518 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que obriga todos os automóveis produzidos ou comercializados no Brasil a trazer Isofix e cintos de três pontos e apoios de cabeça para todos os ocupantes. A norma também se aplica ao país vizinho.

Além do Isofix presente desde a versão de entrada MPI, as configurações Connect e Xtreme do up! já traziam também o apoio de cabeça central traseiro. O problema era a ausência do cinto de três pontos para o ocupante do assento central, que exigiria modificações mais profundas na estrutura do veículo.

Segundo a empresa, por razões técnicas e de custos, não foi possível incorporar o cinto de três pontos no assento no meio. Por isso, a Volkswagen optou então por homologar o hatch para apenas quatro ocupantes.

Com outros modelos, porém, a fabricante optou pela adição dos novos itens obrigatórios nas versões que faltavam. Isso inclui Gol, Voyage, Saveiro e Fox.

FONTE: Revista Carro

plugins premium WordPress
Receba as últimas notícias

Assine a nossa news gratuitamente.
Mantenha-se atualizado com
as notícias mais relevantes diretamente em seu e-mail.