6 dicas infalíveis sobre como motivar uma equipe no trabalho

Em tempos de incerteza, os desafios para gestores de pequenas, médias e grandes empresas parecem se acumular, não é verdade? Passa a ser preciso criar novas estratégias, combater custos e despesas, fazer um controle financeiro de excelência e apostar em inovação para continuar crescendo. Por tudo isso e muito mais, é comum que as lideranças acabem voltando suas atenções para as estatísticas de vendas, lucratividade e eficiência, negligenciando o que realmente faz uma organização se manter de pé: as pessoas.
Afinal de contas, é fato: uma boa gestão de equipes impacta de forma extremamente positiva os negócios. Mas também é verdade que apenas organizar hierarquias e processos de trabalho não é suficiente para manter uma equipe disposta a dar o máximo de si para a empresa. Especialmente em momentos de turbulências econômicas e indefinições sobre o futuro, é preciso inspirar seus funcionários. E é justamente sobre como motivar uma equipe de trabalho que falaremos neste post. Preparado? Então acompanhe!

Compartilhe a visão da empresa

Não restam dúvidas de que a divisão de trabalhos, com cada funcionário se especializando em uma área para adquirir o maior conhecimento técnico possível sobre aquele assunto, promove uma grande transformação na produtividade das organizações. Mas atenção: especialização não pode ser confundida com alienação do quadro geral da empresa! Cada colaborador precisa entender como seu trabalho faz parte de uma engrenagem maior, que funciona com a ajuda de todos para crescer. Por isso é tão importante compartilhar os valores, a missão e a visão do negócio com a equipe, para que os funcionários se sintam parte de algo importante. Assim é que você começa a gerar motivação para trazer maiores ganhos a todos.

Dê autonomia aos funcionários

O funcionário que sente confiança no seu próprio trabalho e entende que tem autonomia para tomar decisões e fazer sugestões que realmente serão levadas a sério acaba se empenhando mais para honrar essa confiança. No entanto, é preciso ter em mente que dar autonomia não significa simplesmente delegar tarefas e responsabilidades. A autonomia oferece condições para que o funcionário (ou toda uma equipe) se sinta confiante em realizar tarefas cada vez mais complexas e sensíveis. E isso só é possível quando tal colaborador recebe treinamentos adequados, levando em conta tanto aspectos técnicos como gerenciais, com cada membro da equipe tendo uma boa noção de planejamento e definição de prazos e metas, por exemplo.

Procure fomentar a interação

Não entenda errado: não é preciso forçar a barra e convencer sua equipe de que todos devem ser uma grande família. É simples: por mais que toda empresa séria exija profissionalismo, isso não significa que os funcionários não devam criar laços de confiança e companheirismo suficientemente fortes para se apoiarem e motivarem mutuamente. A promoção da sinergia do time deve vir de ações diárias, como a montagem de equipes com afinidades ou com características que se equilibrem. Aí entram atitudes simples, como promover encontros e treinamentos formais para colocar funcionários de setores ou bases diferentes em contato, bem como usar momentos específicos (como festas de confraternização ou mesmo as viagens corporativas) para estreitar esses laços.

Acompanhe de perto os resultados

É obrigação dos gestores e lideranças cobrar resultados. Até aí tudo bem. No entanto, essa cobrança deve ser feita de forma justa e respeitosa. Por isso se faz tão importante a implementação de metas individuais e coletivas que sejam, ao mesmo tempo, desafiadoras e realizáveis. Esse equilíbrio é importantíssimo tanto para não desanimar ninguém com objetivos irreais como para manter a motivação rumo à superação. Lembre-se de monitorar a evolução dos seus funcionários de maneira constante, por meio de métricas confiáveis e que sejam facilmente assimiladas por todos. E não se esqueça de criar objetivos individuais, mas também metas a serem batidas pelas equipes, a fim de incentivar a cooperação entre os membros do time.

Valorize quaisquer conquistas

Já falamos por aqui como é importante motivar a equipe por meio do estabelecimento de metas que adicionem uma certa dose de desafio à rotina dos funcionários. Mas também é preciso reconhecer o esforço, principalmente quando quaisquer objetivos forem efetivamente alcançados. É fundamental, portanto, premiar um funcionário que se destacou para mostrar que a organização valoriza seus colaboradores. Da mesma forma, premiar uma equipe que superou as expectativas é um excelente fator de motivação. Na prática, existem diversas maneiras de premiar a excelência, que vão desde bônus salariais, folgas especiais ou brindes, além de opções criativas e eficientes, como treinamentos e encontros diferenciados — que tal conferir os transatlânticos corporativos?

Dê você mesmo o exemplo

Um dos conselhos mais corriqueiros no mundo corporativo é: seja líder, não chefe. E por mais que a frase possa soar clichê, carrega uma série de verdades. É preciso comandar não pelo poder da disciplina, mas pelo exemplo. É preciso influenciar não pela hierarquia, mas pelo compartilhamento de experiências. E é preciso motivar a equipe indo muito além do sistema de castigos ou recompensas, mas se mantendo motivado. Como não é segredo nenhum que o exemplo vale mais que a ordem, ser um profissional motivado, que entende sua importância para o negócio e é capaz de transmitir sua paixão pelo que faz para seus colegas também é uma maneira eficiente de motivar a equipe. Por isso, é essencial que você, líder ou gestor, avalie suas próprias práticas, tenha tanto metas pessoais como objetivos compartilhados com seus colegas para também conseguir manter sua disposição e sede de fazer a diferença, influenciando quem está a seu redor a buscar a excelência.
Por último, vale lembrar que, apesar de estarmos vivendo um momento de crise, manter a equipe motivada também pode ser o segredo do sucesso em tempos de bonança! Por isso, não se esqueça de sempre olhar para sua equipe com o propósito de entender suas dificuldades e seu potencial, procurando estimular o que há de melhor nos funcionários. Anote aí: manter uma equipe motivada é o primeiro passo para levar seu negócio adiante.
Fonte: COPASTUR

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