ABF Franchising Expo mantém tradição de premiar destaques da sustentabilidade e do design

ab

As redes Ambev, 5àsec, Outer.Shoes, Mordidela, Bibi, Óticas Carol, Grupo Astral, am/pm e Jet Oil sagraram-se vencedoras em diferentes prêmios e categorias
A 25ª ABF Franchising Expo, principal feira de franquias nacional, realizada no mês de junho em São Paulo, foi palco de importantes premiações do setor. A novidade este ano foi a entrega pela primeira vez na feira do Prêmio ABF Destaque Franchising Sustentabilidade, cuja primeira versão foi criada em 2005 como promoção do tema e reconhecimento às empresas nele atuantes . Os tradicionais Prêmios ABF Estande Sustentável e ABF RDI Design de Estande também foram entregues durante o evento. Confira os ganhadores de cada uma das premiações.
Prêmio ABF Estande Sustentável
As marcas expositoras Ambev, 5àsec, Outer. Shoes e Mordidela foram as que mais se destacaram por adotarem ações de sustentabilidade durante a 25ª ABF Franchising Expo, sagrando-se vencedoras do 6º Prêmio ABF Estande Sustentável. As redes e as montadoras de seus estandes foram premiadas, respectivamente, nas categorias Mega, Grande, Pequeno e Montagem Básica.
As vencedoras adotaram as boas práticas socioambientais em seus espaços, como redução do consumo de água, energia elétrica e do desperdício de alimentos, reciclabilidade do estande e controle da emissão de gases causadores do efeito estufa. Engajar os fornecedores nas ações de sustentabilidade está entre os principais objetivos da premiação.
Prêmio ABF Destaque Franchising
Novidade lançada pela Associação em 2016, a ABF Franchising Week, que envolveu a feira e mais seis importantes eventos do setor, foi palco da entrega do Prêmio ABF Destaque Franchising Sustentabilidade. Os cases da Bibi Franchising – “Calçado brasileiro não tóxico”, e Óticas Carol – “Pequenos Olhares”, na categoria Sênior, e do Grupo Astral – “AEDESTRÓI” e CEBRAC – EcoCEBRAC, na categoria Máster, foram os premiados.
“Estamos avançando no sentido de tornar o franchising um setor de referência na valorização das práticas sustentáveis e comprovamos, por meio de pesquisas da ABF e pelo acompanhamento do mercado, que as empresas franqueadoras estão investindo em sustentabilidade de forma estratégica”, avaliou Claudio Tieghi, diretor de inteligência de mercado e sustentabilidade da ABF.
A honraria integra o Selo de Excelência em Franchising (SEF) 2016. Nesta edição, concorreram 22 projetos inscritos por 20 redes associadas. A apuração das empresas ganhadoras seguiu o regulamento do SEF, considerando o desempenho da franqueadora nos indicadores: Desempenho Operacional, de Relacionamento, Econômico e Desempenho Global. Essas notas junto à avaliação dos cases é que resultam na premiação Destaque Sustentabilidade. Excepcionalmente neste ano, foram premiados dois projetos de marcas das categorias Sênior e Master. Os cases inscritos na categoria Pleno não atingiram a nota mínima.
Prêmio ABF RDI Design de Estande
A inédita estatueta de Inovação marcou o Prêmio ABF RDI Design de Estande deste ano, que ficou com a marca Outer. Shoes, também contemplada na categoria Pequeno Porte. As ganhadoras na categoria Médio Porte foram as redes am/pm e Jet Oil (Ipiranga), e a Ambev na categoria Grande Porte.
O prêmio é um reconhecimento dos organizadores da feira às redes que se destacam na exposição por utilizarem o design como instrumento de valorização estratégica de suas marcas, por meio da criação de espaços diferenciados. Todas as marcas expositoras concorrem automaticamente à premiação. Um comitê julgador formado por designers do Retaiel Design Institute (RDI) e especialistas da ABF avaliam critérios como originalidade, layout, aplicação de tecnologia, materiais e acabamento, além de comunicação visual, visual merchandising e mobiliário.
Sobre a ABF Franchising Expo
Realizada pela Associação Brasileira de Franchising e organizada pela Informa Exhibitions, a ABF Franchising Expo reunirá, em sua 25ª edição, expositores dos mais diversos segmentos, tais como: alimentação, cosméticos, ensino profissionalizante e idiomas, prestação de serviços, vestuário, decoração, esportes e lazer, acessórios pessoais e calçados, dentre outros. A exposição ocupará os Pavilhões Azul e Branco do Expo Center Norte, na capital paulista. Com o objetivo de facilitar a busca e seleção mais adequada de pontos comerciais pelos investidores, a Feira conta com empresas administradoras de shoppings centers e fornecedores das redes de franquias entre seus expositores. Além da exposição das marcas, a Feira proporciona aos interessados em ingressar no universo das franquias a part icipação no curso gratuito “Etapas Essenciais para Escolher uma Franquia”, que visa orientar o investidor para a melhor tomada de decisão. Neste ano, pela primeira vez, paralelo a feira, ocorre também a Franchising Week, um conjunto de seminários e palestras que proporcionará uma verdadeira imersão no que há de mais atual e inovador no mercado de franchising. Mais informações no site: www.abfexpo.com.br.
Sobre a ABF
A ABF – Associação Brasileira de Franchising é uma entidade sem fins lucrativos, criada há 29 anos para divulgar, defender e promover o desenvolvimento sustentável, técnico e institucional do modelo de negócio denominado como Franchising/Franquia. Sendo assim, a instituição reúne todas as partes envolvidas na franquia – franqueadores, franqueados, consultores e prestadores de serviços – para garantir e disseminar as melhores práticas da indústria do franchising no Brasil.
Entre as funções desempenhadas pela entidade estão orientar o investidor como pesquisar corretamente uma franquia, indicar leituras especializadas e fornecer dados sobre as empresas franqueadoras no Brasil e no exterior. Para as empresas interessadas em expandir seus negócios por meio do sistema de franquia, a ABF indica quais ações são necessárias para formatar o negócio, assim como relaciona profissionais de consultoria em Franchising para auxiliarem o processo.
Mais informações: www.abf.com.br e www.portaldofranchising.com.br
Sobre a Informa Exhibitions
A Informa Exhibitions acredita que eventos são plataformas de conhecimento e de relacionamento, que auxiliam a impulsionar a economia brasileira. A empresa é filial do Informa Group, maior organizador de eventos, conferências e treinamentos do mundo, com capital aberto e papéis negociados na bolsa de Londres. Dentre os eventos realizados pela Informa Exhibitions no Brasil estão: Agrishow, Fispal Tecnologia, Fispal Food Service, ForMóbile, FutureCom, ABF Franchising Expo, Serigrafia SIGN e Feimec, num total de 24 feiras setoriais. A Informa Exhibitions possui escritórios em São Paulo (sede) e Curitiba, com cerca de 200 profissionais. Nos últimos quatro anos, a empresa investiu cerca de R$ 400 milhões no Brasil em aquisições de eventos e marcas, o que levou a decisão estratégica de alterar o nome da empresa no Brasil de BTS Informa para Informa Exhibition s. Para mais informações, acesse: www.informaexhibitions.com.br.
Fonte: Feiras do Brasil

plugins premium WordPress
Receba as últimas notícias

Assine a nossa news gratuitamente.
Mantenha-se atualizado com
as notícias mais relevantes diretamente em seu e-mail.