Cinco destinos nacionais que serão tendência em 2016

galeria-fernando-de-noronha-baia-porcos3-credito-thinkstock-460298119

Pesquisa anual realizada pelo Skyscanner, um site buscador de passagens aéreas, hotéis e aluguel de carro,  revela os lugares no Brasil mais desejados pelos viajantes brasileiros. Fernando de Noronha está no topo da lista
Um levantamento do site Skyscanner com base em milhões de buscas domésticas e internacionais dos últimos quatro anos apontou cinco destinos-tendência no Brasil em 2016.  A partir da análise das buscas entre 2011 e 2015, o site constatou um crescimento significativo no interesse dos brasileiros por destinos nacionais. Os números reforçam dados do Ministério do Turismo que mostram que, entre os brasileiros que pretendem viajar nos próximos seis meses, 84,1% o farão para destinos domésticos.
Segundo o Skyscanner, Fernando de Noronha, em Pernambuco, teve um aumento de 78% nas buscas. Em seguida aparecem o litoral de Santa Catarina e o Sul da Bahia como lugares desejados para 2016 com crescimento de 44% e 24% nas buscas, respectivamente.
Já o município de Bonito (MS) teve um aumento de 20% nas buscas nos últimos dois anos. A lista conta ainda com o Rio de Janeiro que sediará os Jogos Olímpicos e Paralímpicos e teve aumento de 17% nas buscas.
Abaixo a lista dos cinco destinos-tendência para 2016:
Fernando de Noronha
Fernando de Noronha bateu recorde de visitantes em 2015 e teve um aumento de 78% nas buscas no Skyscanner. Segundo dados da Administração Geral da Ilha, a expectativa é que até o último dia de dezembro, o arquipélago tenha recebido cerca de 83 mil visitantes – a média anual para a região é de 60 mil turistas por ano. Um fator principal explica este marco: a alta do dólar. Desde que a moeda chegou na casa dos R$3,00 no começo de março, foi possível observar um crescimento nas buscas domésticas e Noronha assumiu a liderança das tendências desde então. Com o apoio de campanhas como “Mais Noronha” e “Noronha te espera” a tendência é que essa procura só aumente. A dica é se programar com antecedência, já que há um controle migratório em todo o território do arquipélago, que pode receber apenas 246 visitantes por dia.
Litoral de Santa Catarina
As buscas para Balneário Camboriú e Florianópolis tiveram um aumento de 44% entre 2014 e 2015, e a procura pela região só tende a aumentar entre os viajantes brasileiros. Isso porque Balneário Camboriú fica próximo ao aeroporto de Navegantes, segundo maior do estado, além de fazer parte da rota de quem pretende visitar o maior parque temático do país, o Beto Carreiro World, alternativa para os viajantes que adiaram a viagem para a Disney, por exemplo, por causa da valorização do dólar. Outro detalhe que justifica o crescimento das buscas para o Litoral de Santa Catarina é o investimento em infraestrutura turística na região, que já conta com vários projetos para os próximos anos, com o intuito de melhorar a experiência de seus visitantes.
Sul da Bahia
É no sul da Bahia que fica a famosa Costa do Descobrimento. A região foi tombada como Patrimônio Natural da Humanidade pela Unesco, em 1999, e tem toda a sua importância histórica marcada pelo fato de ter sido o primeiro contato dos colonizadores portugueses com o território brasileiro. Destino já disputado entre os viajantes em busca de sombra e água fresca, o Sul da Bahia teve um aumento de 24% nas buscas entre 2014 e 2015 e tem tudo para continuar em alta em 2016, com a abertura do aeroporto de Teixeira de Freitas. Alguns dos destinos que compõem a Costa do Descobrimento são Porto Seguro, Arraial d’Ajuda, Cabrália, Trancoso, Caraíva, Prado, Caravelas e Cumuruxatiba. No ano que vem, os turistas que visitarem a região também poderão acompanhar o revezamento da tocha olímpica, que passará em Porto Seguro.
Bonito
Nos últimos dois anos, Bonito teve um aumento de 20% nas buscas, de acordo com o Skyscanner, e, segundo dados da Bonito Convention & Visitors Bureau, em outubro de 2015, a cidade teve 67% de sua rede hoteleira ocupada, número que se aproxima ao cenário vivido apenas durante a alta temporada – feriados prolongados e férias de verão. Para 2016, as expectativas seguem positivas, principalmente por que Bonito, ao lado do Pantanal, será palco para o Adventure Week, evento que tem como objetivo estudar novos destinos turísticos de aventura em países emergentes. Por ano, Bonito recebe uma média de 200 mil visitantes interessados em contato intenso com a natureza e tranquilidade em meio a paisagens que transmitem muita paz.
Rio de Janeiro
Preferência nacional e internacional, o Rio de Janeiro continuará na lista dos destinos mais buscados no próximo ano, tendo um aumento de 17% nas buscas no Skyscanner. Sede das Olimpíadas de 2016, a Cidade Maravilhosa segue deslumbrando os viajantes, graças ao mundo de possibilidades que oferece a cada um deles. Para o evento, são esperadas mais de 500 mil pessoas que poderão, além de acompanhar os jogos, descobrir as praias, os espaços culturais e as áreas verdes que fazem do Rio uma das cidades mais bonitas do país.
Fonte: MG TURISMO

plugins premium WordPress
Receba as últimas notícias

Assine a nossa news gratuitamente.
Mantenha-se atualizado com
as notícias mais relevantes diretamente em seu e-mail.