Companhia aérea testa robô para ajudar passageiros em aeroporto
Seu voo atrasa, você chega em cima da hora para fazer a conexão e está perdido. Em vez de correr de forma desorientada ou procurar desesperadamente por um funcionário, um robô vem até você e o guia, pelo melhor caminho, até o seu portão.
É a ideia que a companhia aérea holandesa KLM pôs em prática, com testes iniciados no último dia 30, em um dos aeroportos mais movimentados da Europa, o Schiphol, em Amsterdã.
O robô, batizado de Spencer, foi desenvolvido nos últimos dois anos pela empresa, em parceria com a SME Bluebotics, universidades locais e o próprio aeroporto de Schiphol.
Nessa primeira fase, ele não vai interagir com passageiros, mas apenas com funcionários envolvidos no projeto. Em março de 2016, depois de ajustes, a ideia que o projeto seja ampliado e os testes sejam feitos com atores e funcionrios da KLM para, em seguida, envolver passageiros reais –primeiro, só chineses (o país considerado um mercado estratégico e prioritário para a companhia); depois, de outras nacionalidades.
O objetivo do projeto ter um “funcionário” que possa organizar grupos e os ajudar a se guiar pelo aeroporto.
Já nos testes o sack Spencer é capaz, segundo a empresa, de reconhecer emções das pessoas, localizar quiosques de check-in e funcionar como um totem para digitalização e impressão de cartões de embarque.
De acordo com o site Engadget, a tecnologia vai permitir que o robô cheque constantemente se as pessoas que ele deve ajudar estão de fato o acompanhando e que ele consiga desviar de obstáculos como um grupo de turistas ou carrinhos de bagagem soltos pelo saguão.
O robô Spencer em laboratório de universidade
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Fonte: MídiaTuris