Embratur completa 48 anos
De Embratur
A Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), que nos últimos dez anos tem se dedicado a promover o Brasil como destino turístico no exterior, completa hoje 48 anos de criação. “Podemos dizer que já temos um mercado consolidado, com aproximadamente seis milhões de visitantes internacionais recebidos em 2013 e mais de 1 milhão durante o período da Copa do Mundo. De janeiro a setembro, a entrada de divisas por meio dos gastos feitos por estrangeiros somou US$ 4,935 bilhões”, comemorou o presidente da Embratur, Vicente Neto.
Segundo o presidente, o sucesso obtido nos últimos anos nos traz novos desafios para avançar e ampliar o número de viajantes internacionais interessados em conhecer a cultura, a gastronomia, as praias, o patrimônio natural e as cidades brasileiras. “Tudo isso temperado com uma característica que somente o Brasil pode oferecer: a hospitalidade do povo brasileiro. Na área esportiva, a Olímpiada de 2016, no Rio de Janeiro, é uma nova oportunidade para mostrarmos o país ao mundo”, complementou.
A Copa do Mundo reforçou a percepção de que o crescimento do número de turistas internacionais pode contar com uma forte participação dos visitantes da América Latina, um dos nossos mercados prioritários. Conforme pesquisas realizadas durante os jogos do torneio mundial de futebol, entre os 15 países que mais enviaram turistas ao Brasil, a maior parte das pessoas são latino-americanas, com destaque para visitantes da Argentina, do Chile, da Colômbia e do México. Dos que vieram para o evento, 61,7% visitaram o Brasil pela primeira vez. No total, essas pessoas estiveram em 491 cidades.
Entre as ações realizadas, o filme “Dance”, lançado pela Embratur, foi escolhido como “O Melhor Comercial da Copa do Mundo de 2014”, em concurso promovido pelo Meio & Mensagem. A peça fez parte da campanha publicitária internacional lançada pelo Instituto a exato um mês para início da Copa, que convidou os turistas a desfrutarem dos múltiplos destinos culturais e naturais, assim como da alegria, hospitalidade e paixão do povo brasileiro pela dança e pelo futebol.
Na área de eventos, o Brasil se mantém há alguns anos no ranking dos dez países que mais recebem turistas. Em dez anos, os congressos e convenções de negócios realizados no Brasil registraram um aumento de 408%. Conforme os dados do ICCA (Internacional Congress and Convention Association), entre 2003 e 2013, o total de eventos passou de 62 para 315. No mesmo período, o número de cidades que sediaram esse tipo de evento subiu 145%, passando de 22 para 54.
Ações de relações públicas e comunicação digital também foram premiadas internamente e no exterior. É o caso do Goal to Brasil, que recebeu o Stevie Awards em 2012 e 2013, um dos principais prêmios mundiais do setor de comunicação. Outro exemplo, agora na plataforma digital, é o Sunny Days, que ficou com o troféu de bronze na categoria de melhor uso de mídia interativa na etapa nacional do prêmio Ampro Globes Award. Criada com base na ideia de que a incidência do sol está diretamente ligada ao bom-humor, a ferramenta calcula quantos dias de sol a pessoa viveu no último ano e a convidava para visitar o Brasil e viver mais dias de sol e felicidade.
O acesso ao Visit Brasil, portal de promoção do Brasil como destino turístico, por sua vez, cresceu 189% no Instragram entre julho e agosto deste ano, quando foram divulgadas fotos de cartões postais de cidades brasileiras feitas pelo russo Murad Osmann. Após a ação, a média de curtidas nas fotos do perfil Visit Brasil subiu de 200 para 600. O fotógrafo russo publicou seis fotos do Brasil. Ao todo, foram mais de 1,2 milhão de interações nas imagens que destacaram os destinos brasileiros. Murad citou o Visit em todas as publicações, além de utilizar as hashtags #visitbrasil e #lovebrazil. Passamos de 2.108 seguidores em julho para 6.438 após a ação.
“Agora, aos 48 anos, olhamos para o presente e para o futuro. Sabemos que o crescimento do turismo brasileiro foi feito com uma forte inclusão social. Mas sabemos também que ainda há muito a fazer. A certeza do caminho certo motiva, a todos, a perseverar”, finalizou o presidente Vicente Neto.
Fonte: ABLA