Entenda a diferença entre autoridade e liderança
Uma alta posição de autoridade não torna ninguém um líder, e nem todo líder está no topo da sua empresa. Entenda a diferença entre as duas práticas
Foto: Shutterstock
“Esse líder não está liderando nada”. Esta frase representa o sintoma de um problema bem maior no meio corporativo: a confusão entre “liderança” e “autoridade”. O especialista em liderança adaptativa da Universidade de Harvard, Ronald Heifetz, acredita que “quando nós reclamamos que os líderes não estão liderando, na verdade queremos dizer que as pessoas em altos cargos de autoridade não estão liderando. Quando fazemos essa distinção várias coisas começam a se revelar”.
AUTORIDADE
Uma autoridade segue normas, e muitas vezes tem a crença de que as decisões que funcionaram no passado também funcionarão hoje. Os conhecimentos necessários são passados de geração para geração: isso funciona muito bem em uma sociedade estática, em que a mudança acontecia com pouca frequência e com certo tempo de aviso, mas essa não é a sociedade em que vivemos. Na era da ruptura, em que a inovação é constante e impossível de ignorar, uma autoridade não basta. Não existe método comprovado para lidar com todos os novos desafios trazidos pela tecnologia moderna, por isso as empresas precisam ser guiadas por algo mais fluido e adaptável : em momentos de transição, a empresa precisa de um líder.
LIDERANÇA
De acordo com Heifetz, “um líder é capaz de lidar com novos tipos de problemas ”, e seu maior desafio é trabalhar com a sua principal ferramenta: a incerteza. Líderes são especialistas em mudanças, nascidos em um ambiente instável em que a tradição se torna um obstáculo, mas não algo completamente descartável. Os problemas técnicos ainda estão presentes, mas agora estão misturados com problemas adaptativos. Para resolver falhas de funcionamento, as regras são mais do que suficientes, mas esses problemas não vão parar de aparecer até que a causa deles seja solucionada, e ela pode estar na cultura da empresa, e na sua tradição.
AUTORIDADE x LIDERANÇA
Liderar não depende, necessariamente, de possuir autoridade dentro de uma empresa. Muitas vezes, funcionários que possuem cargos de autoridade têm suas ações limitadas. Segundo Heifetz, um papel de autoridade lhe dá muito poder, mas também limita sua liderança. Por isso, pessoas que possuem altos cargos de autoridade muitas vezes não lideram. “Isso implica em desapontar seus constituintes”, diz.
No entanto, uma pessoa que questiona e procura a mudança, mesmo que esteja num cargo mais baixo, está exercendo um papel de liderança vital para a organização, ainda que sua função na empresa não seja de um líder. Por isso, é necessário desenvolver os funcionários para que pratiquem a liderança, mesmo sem autoridade: ela deve subir pela hierarquia e não começar sempre do topo.
Autoridades têm como dever instigar seus funcionários ao invés de oferecer apenas respostas, encorajando todos os membros da empresa a se arriscarem a questionar – e liderar.
Fonte: Santander Negócios & Empresas
“Esse líder não está liderando nada”. Esta frase representa o sintoma de um problema bem maior no meio corporativo: a confusão entre “liderança” e “autoridade”. O especialista em liderança adaptativa da Universidade de Harvard, Ronald Heifetz, acredita que “quando nós reclamamos que os líderes não estão liderando, na verdade queremos dizer que as pessoas em altos cargos de autoridade não estão liderando. Quando fazemos essa distinção várias coisas começam a se revelar”.
AUTORIDADE
Uma autoridade segue normas, e muitas vezes tem a crença de que as decisões que funcionaram no passado também funcionarão hoje. Os conhecimentos necessários são passados de geração para geração: isso funciona muito bem em uma sociedade estática, em que a mudança acontecia com pouca frequência e com certo tempo de aviso, mas essa não é a sociedade em que vivemos. Na era da ruptura, em que a inovação é constante e impossível de ignorar, uma autoridade não basta. Não existe método comprovado para lidar com todos os novos desafios trazidos pela tecnologia moderna, por isso as empresas precisam ser guiadas por algo mais fluido e adaptável : em momentos de transição, a empresa precisa de um líder.
LIDERANÇA
De acordo com Heifetz, “um líder é capaz de lidar com novos tipos de problemas ”, e seu maior desafio é trabalhar com a sua principal ferramenta: a incerteza. Líderes são especialistas em mudanças, nascidos em um ambiente instável em que a tradição se torna um obstáculo, mas não algo completamente descartável. Os problemas técnicos ainda estão presentes, mas agora estão misturados com problemas adaptativos. Para resolver falhas de funcionamento, as regras são mais do que suficientes, mas esses problemas não vão parar de aparecer até que a causa deles seja solucionada, e ela pode estar na cultura da empresa, e na sua tradição.
AUTORIDADE x LIDERANÇA
Liderar não depende, necessariamente, de possuir autoridade dentro de uma empresa. Muitas vezes, funcionários que possuem cargos de autoridade têm suas ações limitadas. Segundo Heifetz, um papel de autoridade lhe dá muito poder, mas também limita sua liderança. Por isso, pessoas que possuem altos cargos de autoridade muitas vezes não lideram. “Isso implica em desapontar seus constituintes”, diz.
No entanto, uma pessoa que questiona e procura a mudança, mesmo que esteja num cargo mais baixo, está exercendo um papel de liderança vital para a organização, ainda que sua função na empresa não seja de um líder. Por isso, é necessário desenvolver os funcionários para que pratiquem a liderança, mesmo sem autoridade: ela deve subir pela hierarquia e não começar sempre do topo.
Autoridades têm como dever instigar seus funcionários ao invés de oferecer apenas respostas, encorajando todos os membros da empresa a se arriscarem a questionar – e liderar.
Fonte: Santander Negócios & Empresas