Indústria cresce na maior parte das regiões do país em outubro

indus

De Folha

Apesar do cenário de juros maiores e confiança de empresários contida, a industria cresceu na maior parte das regiões do país, conforme aponta pesquisa do IBGE divulgada nesta terça-feira (10).
De setembro para outubro, houve avanço em 11 dos 14 locais pesquisados.
Os destaques ficaram com Ceará (3,8%), Pernambuco (2,9%), Pará (2,6%) e São Paulo (2,5%) –este último o “motor da indústria no país”, que se recuperou de uma queda 2,3% observada em setembro.
Também tiveram taxas positivas Paraná (2,1%), Espírito Santo (1,9%), Minas Gerais (1,8%), Rio Grande do Sul (1,4%), Amazonas (0,9%). Por outro lado, Bahia (-6,2%), pressionado, sobretudo, pelas perdas verificadas nos setores de produtos químicos e de veículos automotores, Região Nordeste (-5,4%) e Rio de Janeiro (-1,5%) registraram retração em outubro.
O desempenho dessas áreas contrasta com a média da indústria, cuja expansão foi de 0,6% de setembro para outubro. O setor teve o terceiro crescimento mensal consecutivo.
O resultando surpreendeu analistas, que esperavam um incremento menor da produção –que avançou de modo generalizado (em 21 dos 27 setores pesquisados) na esteira também das encomendas do atacado e do varejo para as vendas de Natal.
 
Fonte: ABLA

plugins premium WordPress
Receba as últimas notícias

Assine a nossa news gratuitamente.
Mantenha-se atualizado com
as notícias mais relevantes diretamente em seu e-mail.