Investir em franquia ou iniciar um negócio próprio?

Uma das maiores dúvidas na hora de se tornar o próprio chefe é se vale mais a pena investir em uma franquia ou começar um novo negócio. Ambas as opções possuem seus riscos e vantagens, e você precisa fazer uma autoanálise antes de se decidir.
No geral, pessoas que não possuem uma ideia inovadora, consolidada e conhecimentos administrativos acabam optando pelas franquias. Se você também não pode esperar muitos meses para ter um retorno monetário efetivo, iniciar um negócio próprio pode ser uma má ideia.
Além disso, você deve se perguntar quais são as suas razões para querer se tornar o seu próprio chefe. Se o seu desejo é ter a liberdade de criar e trabalhar de acordo com o seu ritmo e valores, talvez uma franquia não seja para você, já que para ser um franqueado é necessário ter disciplina e saber seguir regras.
As franquias, entretanto, são uma ótima pedida para aqueles que não possuem conhecimento em finanças, fluxo de caixa, estratégia de vendas e outros assuntos mais técnicos. Entretanto, se você deseja entrar no mercado como dono de um negócio, franqueado ou não, é crucial que você entenda o básico dos termos administrativos. Afinal, você precisa, pelo menos, entender as regras de como gerir a franquia.
Para ser dono do seu próprio negócio, você também precisa entender muito bem sobre a área que deseja entrar. Quer abrir uma loja de roupas? Você precisa saber como anda a concorrência, o nível de lucratividade, onde encontrar fornecedores, planos de propaganda, entre outros. Se você possui conhecimento e disponibilidade para pensar nessas questões, abrir um negócio próprio será ótimo para você.
No fim, entendendo quais são as suas necessidades e limites, será muito fácil tomar uma decisão correta. Pondere muito bem antes de se decidir e boa sorte!
 
Fonte: Portal Empreendedor do Santander

plugins premium WordPress
Receba as últimas notícias

Assine a nossa news gratuitamente.
Mantenha-se atualizado com
as notícias mais relevantes diretamente em seu e-mail.