Por que o primeiro franqueado é fundamental para a marca
Dizem que valorizamos mais tudo que conquistamos com mais esforço. E é isso que acontece com muitas franquias quando buscam seu primeiro franqueado.
O esforço para se conquistar o primeiro parceiro geralmente tira o sono de muitas áreas de expansão. Mas, é de se entender que ser o primeiro a apostar em uma marca – nova ou não – mas que tem sua primeira experiência em ter um franqueado é também um desafio para o novo empreendedor.
Tudo é novo para o franqueado que vai depender muito do apoio da franqueadora no começo. É preciso estabelecer uma relação de confiança muito forte entre franqueado e franqueador e isso não se constrói da noite para o dia.
Para as marcas que buscam esse novo parceiro, é importante que reconheçam sua importância para o processo de expansão que se inicia.
É ele quem vai se tornar referência para os candidatos futuros. Sua unidade tem que ser exemplo, funcionando quase como uma “flagship das franquias”. Ou seja, o franqueado tem que ser o porta-voz de uma relação consistente e satisfatória e sua unidade uma referência em resultados, com equipe bem treinada e boa performance em vendas.
Além disso, esse primeiro franqueado é quem vai suportar todo o aprendizado da equipe da franqueadora em como lidar com a rede que começa a ser formada. As dúvidas, os anseios, as dificuldades encontradas ao se abrir uma nova unidade, a necessidade de treinar, treinar e treinar incessantemente, e claro, o acompanhamento do dia a dia do negócio para garantir que ele se mantenha no rumo certo.
São duas perspectivas distintas de um mesmo cenário. De um lado, o franqueador fica na expectativa de achar o parceiro ideal que vai vestir a camisa e fazer o negócio prosperar com energia e dedicação. Do outro, franqueado que a aposta que o franqueador vai lhe dar todo o suporte para encarar esse horizonte desconhecido que é ser o primeiro franqueado da marca. Os dois se agirem de forma transparente e dedicada construirão uma relação ganha-ganha duradoura.
Por Lyana Bittencourt, de Exame.com.