Tomar conta da empresa fundada por sua família em 1880 foi a tarefa recebida por Fabio Hering, 54. Representante da quinta geração, ele está na diretoria da Cia. Hering desde 1986 e tornou-se presidente em 2009.
A companhia começou como fábrica de roupas em Blumenau (SC), abriu ações na Bolsa em 1966 e entrou em crise na década de 1990. Para superar as dificuldades, a indústria apostou na abertura de lojas de varejo, na criação de redes de franquia e de novas marcas.
A gigante da moda tem 763 lojas e faturou R$ 2 bilhões em 2013. Segundo ranking da Associação Brasileira de Franchising, a Hering Store é a maior rede de franquia de vestuário do país em número de unidades.
Em abril, Fabio Hering foi homenageado com o prêmio empreendedor do ano EY(Ernest & Young) na categoria negócio familiar.
O UOL pediu a Hering dicas para empresários que, como ele, tenham o desafio de gerir uma empresa que já existe. Leia abaixo.
Presidente da Hering dá dicas para ter empresa de sucesso
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Tenha curiosidade
Estar sempre de olho nas novidades do mercado e querer conhecer mais sobre seu cliente e sobre suas necessidades são os primeiros passos para que pequenos empresários mantenham o sucesso do negócio ao longo de anos. O empresário tem de buscar informações, ver o que mercado está fazendo e o que o consumidor quer
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Esteja aberto a mudanças
Para Fabio Hering, o executivo deve estar aberto a mudanças no setor em que atua para que não fique atrás dos novos concorrentes. “Não sou o criador da companhia, mas com satisfação digo que fui um dos responsáveis por recriá-la”, comenta o presidente da empresa de roupas
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Inove sempre
Repensar o negócio e descobrir como ele pode mudar para crescer é essencial. Quem trabalha com a fabricação de um produto, por exemplo, pode considerar a entrada no mercado varejista. Abrir franquias é outra forma de aumentar a força da marca e sua capacidade de atuação sem ter de fazer todo o investimento
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Valorize a equipe
É fundamental que todos os funcionários envolvidos nas conquistas da empresa sejam reconhecidos, valorizados e estimulados a permanecerem na corporação. A valorização pode vir em forma de aumento salarial, de investimento na formação dos profissionais ou de oportunidades na empresa
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Ouça outros profissionais
Quem está à frente de uma empresa é considerado o responsável pelo sucesso ou pelo fracasso do negócio. Apesar de a posição parecer solitária, as decisões não devem ser tomadas sozinho. Ouvir profissionais com expertise em suas áreas é algo primordial, aconselha Fabio Hering
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Tenha paciência
Não tenha pressa para obtenção de resultados e lucro rápidos. “É preciso muita pesquisa, estudo de mercado, conhecimento de todo cenário e seus figurantes antes que cada passo seja dado. O segredo é esperar, pois prosperidade, maturidade e experiência vêm com o tempo”, afirma
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Diferencie-se
Ter um diferencial competitivo é fundamental para vencer a concorrência, aponta Fábio Hering. “Na sua área, você poderá encontrar onde se destacar, pode ser na novidade ou no atendimento ao cliente, por exemplo”
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Aprenda com os erros e as dificuldades
O empreendedor precisa aprender com os erros, afinal nem todas as decisões são certeiras, muito menos definitivas. “Em mais de cem anos, a companhia enfrentou vários desafios, passou por vários ‘Brasis’. Nós quase quebramos, mas isso enriqueceu nosso currículo e aumentou nossa persistência no negócio”
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Preserve e tenha orgulho da sua história
Acreditar e gostar do seu trabalho é algo muito importante para o desenvolvimento pessoal e profissional de qualquer colaborador. Por isso, é essencial que conheça a história da empresa e que perceba que suas contribuições para os resultados da marca são valorizadas. “O empreendedor precisa se orgulhar da sua atuação”