Startup Spott chega ao mercado para expandir infraestrutura de carregamento de carros elétricos no Brasil

Empresa desenvolve tecnologias que atendem ao mercado de mobilidade elétrica de ponta a ponta. As soluções pioneiras da startup conquistaram investimento do piloto brasileiro Nelsinho Piquet.

 

O mercado de veículos elétricos vem crescendo consistentemente no Brasil. Ainda que os números sejam mais modestos quando comparados a países como China ou Alemanha, o Brasil fechou o ano de 2022 com cerca de 50 mil unidades emplacadas até dezembro, um aumento de 41% sobre 2021, segundo a Associação Brasileira de Veículos Elétricos (ABVE) . É de olho nesse cenário, que a Spott chega ao mercado, trazendo soluções próprias que prometem mais simplicidade, facilidade e economia para o ecossistema dos carros elétricos.

Quem iniciou a história da Spott foi Rica Legname, CEO da empresa. Após trabalhar por mais de quatro anos acompanhando o nascimento e desenvolvimento dos carros elétricos junto à FIA Fórmula E, com passagens pela NIO Global e Jaguar Land Rover, o empreendedor identificou uma necessidade: a infraestrutura para carregamentos dos veículos elétricos ainda é um desafio no Brasil, com diversos problemas de uso para os motoristas, além de dificuldades de implantação e gerenciamento dos carregadores.

“Vimos custos muito altos e um tempo muito longo na implantação de pontos de recarga, além de um retorno do investimento quase nulo, ou muito demorado, com uma desorganização na forma de gerenciamento dos pontos. Já os motoristas encontram dificuldades de disponibilidade, falta de informações transparentes e também uma experiência um tanto complicada.”, explica Legname.

Os fundadores da Spott: Thiago Moreno, Rodrigo Tobias e Rica Legname (em pé), e Renato Vicentini.  Imagem:  Divulgação

 

Então, com a ideia de agregar tecnologia para melhorar a experiência dos dois lados, Rica juntou-se a três empreendedores com expertises diferentes e complementares. Thiago Moreno, atual CSMO é administrador e co-fundador da maior EdTech da América Latina – hoje UOL Educação; Rodrigo Tobias, Head de Inovação, com mais de 20 anos de experiência, foi Head de UX no P&D na Samsung; e Renato Vicentini, CTO, arquiteto de sistema, é especialista em IoT, Cloud Data e eletrônica.

E a ideia da Spott atraiu a atenção do piloto brasileiro Nelson Piquet Jr. O campeão mundial da Fórmula E na temporada 2014/15 conheceu o projeto quando ainda estava em fase de estruturação e tornou-se investidor-anjo e consultor, no primeiro trimestre de 2022.

“Estamos vivendo uma revolução no setor automotivo, o futuro é dos automóveis elétricos. São inúmeros os fatores que colaboram para essa transição, o benefício ao meio ambiente, a eficiência e a economia são apenas alguns. Quando conheci o projeto da Spott, com um excelente time por trás, não tinha como ficar de fora,” Diz Nelsinho.

Soluções inéditas no mercado Latino-Americano

Atualmente a infraestrutura de carregamento para carros elétricos é bastante engessada, trazendo fornecedores que trabalham sempre individualmente, cada um de uma forma e sem possibilidade de controle, dificultando assim o trabalho do CPO (“Charge Point Operators”/ Operadores dos pontos de recarga). Além desse ecossistema fechado, há um alto custo de infraestrutura, dificultando a expansão e ainda um gerenciamento ineficiente de sobrecarga e limite seguro de uso. Já do lado do motorista os principais entraves são a necessidade de possuir interfaces diversas para conseguir carregar o veículo — já que dependendo da marca do carregador é um app diferente, além de problemas estruturais, como dificuldade de pagamento e até de entender o tempo que uma carga vai levar, por exemplo.

A Spott veio então para resolver primordialmente o problema gerencial do carregamento para carros elétricos, proporcionando uma interface inteligente e intuitiva para quem oferece o carregador e a energia, o CPO. O produto criado pela startup é o Charge Management System (CMS), uma plataforma de gerenciamento de toda a infraestrutura dos carregadores, dando controle absoluto da operação, inclusive a possibilidade de cobrança pela energia/uso dos carregadores.

“Esse gerenciador traz diversos tipos de relatórios, dados em tempo real de uso dos carregadores, recebimento da receita das recargas direto na conta e otimização da operação como um todo. E tudo isso na nuvem. Queremos ajudar o CPO a monetizar sua rede de carregamento de veículos elétricos, dando um suporte a modelos de negócios inovadores e melhorando a experiência do cliente”, afirma Renato Vicentini, CTO da Spott.

Dentro da plataforma, a Spott ainda integrou uma tecnologia batizada de SmartSpott, solução pioneira no mercado Latino-Americano que garante a estabilidade e disponibilidade dos carregadores de EVs através de um carregamento inteligente.

“O SmartSpott permite que o CPO instale até 3 vezes mais carregadores, usando a infraestrutura elétrica já existente em seu local porque consegue administrar a carga disponibilizada entre todos de acordo com o seu uso. Ou seja, ele mede ininterruptamente

a energia consumida e a distribui igualmente entre os pontos de recarga. Isso permite que o negócio atinja um maior potencial cercado de segurança através da tecnologia”, explica Rodrigo Tobias.

A plataforma é 100% aberta, permitindo que o CPO escolha, entre uma ampla variedade de fabricantes, quais carregadores farão parte da sua rede. Isso traz liberdade, mais economia e facilita a expansão e ampliação das redes de recarga.

Outro diferencial é que com a Spott, os pontos de recarga estão sempre monitorados, garantindo maior uptime para as estações, evitando perda de receita e trazendo mais segurança à operação.

Do lado do motorista, a experiência com a Spott também é cuidadosamente pensada. Através de um aplicativo gratuito, o motorista consegue ver a localização, o acesso e a disponibilidade dos carregadores conectados à rede Spott e monitorar o carregamento em tempo real, evitando surpresas desagradáveis com o carregamento interrompido por algum imprevisto, por exemplo. O app é universal, ou seja, funciona com diversas redes de eletropostos e ainda tem um histórico de todas as transações realizadas, valores, consumo de KW/h e diversas outras informações.

“Criamos e desenvolvemos tecnologia que possibilita a melhor forma de operação dos equipamentos já existentes no mercado. Nosso objetivo é ajudar esse segmento a crescer e fazer parte dessa verdadeira revolução”, resume Thiago Moreno.

A soluções da Spott atendem operadores de redes para recarga, empresas, condomínios residenciais e comerciais, prestadores de serviço para eletromobilidade e motoristas. está operando desde novembro de 2022 em todo o País.

 

Fonte: Spott

 

plugins premium WordPress
Receba as últimas notícias

Assine a nossa news gratuitamente.
Mantenha-se atualizado com
as notícias mais relevantes diretamente em seu e-mail.