Desafios da mobilidade sustentável marcam a 32a edição do SIMEA
Desafios da mobilidade sustentável marcam a 32a edição do SIMEA
Sob o macrotema “Tecnologia e Mobilidade – Futuro Inteligente e Sustentável”, a AEA – Associação Brasileira de Engenharia Automotiva realiza nos dias 13 e 14 de agosto, no Novotel Center Norte, em São Paulo, a 32ª edição do SIMEA – Simpósio Internacional de Engenharia Automotiva, com a expectativa de receber entre 1.100 e 1.200 participantes.
Reconhecido como o mais importante fórum técnico do setor automotivo brasileiro, o SIMEA terá dois painéis, intitulados “Mobilidade sustentável” e “Tecnologia moldando o futuro da mobilidade”, duas mesas redondas – “Desenhando o futuro da mobilidade” e “Das pistas para as ruas: a evolução da tecnologia da mobilidade” –, três palestras especiais (corporativas) e, simultaneamente, as sessões técnicas com 60 trabalhos selecionados.
Programação oficial
O conteúdo da programação oficial do SIMEA 2025 foi coordenado por Luciana Giles, diretora de Comunicação da AEA, e por Marinna Silva, diretora de Marketing da entidade; enquanto os trabalhos técnicos, que este ano chegaram a 110 inscrições, foram analisados por uma banca de jurados, com a coordenação do professor Ronaldo Salvagni, da POLI/USP.
“Pela primeira vez na história do SIMEA, de modo intencional, com o propósito de dar visibilidade ao papel da mulher profissional brasileira no setor automotivo, teremos na plenária 14 mulheres nas apresentações e nas mediações, o que representa 56% de todos os speeches do evento”, enfatiza Luciana Giles, coordenadora do SIMEA 2025. Na contrapartida, dos 293 autores dos 60 papers, 254 profissionais são homens (86,7%) e apenas 39 mulheres (13,3%), dados que sinalizam um importante alerta à formação da engenharia nacional.
Primeiro dia
Para a solenidade de abertura do SIMEA 2025 já estão confirmadas as participações de Claudio Sahad (presidente do Sindipeças), Gilberto Martins (diretor de Assuntos Regulatórios da Anfavea, Marcelo Godoy (presidente Abeifa), Ricardo Gondo (presidente de honra do evento), além do presidente da AEA, Marcus Vinicius Aguiar e da coordenadora do evento, Luciana Giles.
Logo após a sessão de abertura, Thaianne Resende (diretora de Qualidade Ambiental da Secretaria Nacional de Meio Ambiente e Qualidade Ambiental, do MMA), Fernanda Rezende (diretora executiva adjunta, da CNT – Confederação Nacional de Transporte) e Heloisa Loureiro Escudeiro (do INSPER) ministram as palestras do painel 1, intitulado “Mobilidade sustentável”. Ao final, a jornalista Cleide Silva mediará a sessão de debates.
A mesa redonda, sob título “Desenhando o futuro da mobilidade”, terá a participação de Margarete Gandini (MDIC), Keurrie Goes (Transpetro), Marinna Silva (Ford) e Ana Mandelli (IBP), com a mediação de Paula Braga, da Automotive Business. Entre o painel 1 e a mesa redonda, duas palestras especiais – da Bosch e da Petrobras – serão apresentadas no auditório.
Segundo dia
O tema “Tecnologia moldando o futuro da mobilidade” será base do Painel 2, já no segundo dia do SIMEA 2025. Participam desse painel Murilo Ortolan (titular da Comissão Técnica Tendências Tecnológicas, da AEA), Paula Aluani (Head Global Parcerias, do Google/Waze) e Rodnei Bernardino de Souza (consultor). Esse bloco terá, ao final, uma sessão de debates com a mediação de Raquel Cardamone (da Bright Cities).
A segunda mesa redonda do evento terá Fernando Julianelli (da HPE), Janayna Bhering (Fundep) e Max Wilson (ex-piloto e comentarista de automobilismo). Eles vão expor seus pontos de vista sobre “Das pistas para as ruas: evolução da tecnologia da Mobilidade”, com a mediação da jornalista Milene Rios.
E, na sessão de encerramento do SIMEA 2025, Ricardo Gondo (presidente de honra) e Ronaldo Salvagni (coordenador da Comissão Técnica do evento) vão fazer uma balanço preliminar da 32ª edição.
Mais informações e inscrições do evento estão disponíveis no site Simea
Sobre a AEA
A AEA – Associação Brasileira de Engenharia Automotiva é uma entidade sem fins lucrativos que tem como objetivo ser um fórum neutro de discussão sobre questões estratégicas relativas à engenharia automotiva nacional com envolvimento direto da indústria automotiva, de órgãos governamentais, instituições de ensino e de pesquisa, entidades internacionais e a sociedade em geral. A entidade conta com um sólido histórico de mais de 35 anos de grandes contribuições para o desenvolvimento da engenharia automotiva e das políticas públicas do setor, com a ação sustentada em pilares como conhecimento científico, tecnologia, competitividade, qualidade, autonomia e sustentabilidade.
Única associação 100% nacional no segmento, hoje a AEA está consolidada no setor automotivo como um centro catalisador de soluções. Atualmente, a entidade conta com mais de 80 empresas associadas, provenientes de diversos segmentos do setor automotivo que participam ativamente de comissões técnicas, grupos de trabalho, workshops, eventos, cursos e projetos voltados para o desenvolvimento da engenharia automotiva nacional. Para mais informações, acesse o site www.aea.org.br
Desafios da mobilidade sustentável marcam a 32a edição do SIMEA