Desempenho Global do Setor Automotivo – 1º Semestre 2014

  •   China mantém o 1º lugar em vendas de veículos no primeiro semestre
  •   Brasil cai para a 5ª posição se comparado ao ano anterior
  •   Toyota lidera nas vendas do semestre

 
A JATO Dynamics do Brasil, líder em fornecimento de informações automotivas, divulga seu release mensal com os dados de veículos vendidos mundialmente no primeiro semestre de 2014. A China mantém a liderança atingindo mais de 10 milhões de veículos vendidos de janeiro a junho de 2014, encerrando o primeiro semestre com crescimento de 9,2% se comparado ao mesmo período de 2013.  Os EUA seguem em 2º lugar apresentando alta nas vendas de 4,2%. O Japão mantém a 3ª colocação demonstrando recuperação no setor e com alta de 10,7% no acumulado até junho em relação ao ano anterior.
Os dados chineses incluem apenas veículos de passeio. Para o restante dos países os números englobam carros e comerciais leves.
A Alemanha subiu para a 4ª posição em relação ao mesmo período do ano passado e com aumento de 2,7% em comparação a 2013. O Brasil, agora na 5ª colocação, segue com queda de 7,3% nas vendas do primeiro semestre de carros e comerciais leves.
Na 6ª colocação está a Grã Bretanha apresentando aumento nas vendas de 11,3% no acumulado até junho em relação ao ano passado. Na 7ª e 8ª posições estão a Índia a Rússia, ambas sofrendo uma retração de 4,8% e 7,9% nas vendas dos veículos em relação ao mesmo semestre de 2013, respectivamente. Nos dois últimos lugares entre os 10 maiores mercados ficaram a França e o Canadá, ambas com resultados positivos de 2,6% na soma dos seis primeiros meses em relação ao mesmo período do ano passado.
graf
 
tab 1
 
* Os números incluem comerciais leves e carros de passeio, com exceção da China – apenas carros
*carros e comerciais leves

** a pesquisa contempla os seguintes países: África do Sul, Alemanha, Argentina, Austrália, Bélgica, Brasil, Canadá, Chile, China, Coreia do Sul, Croácia, França, Espanha, EUA, Grã Bretanha, Grécia, Holanda, Índia, Itália, Japão, Malásia, México, Portugal Rússia, Suíça, Tailândia e Turquia.

 
Desempenho das marcas
A Toyota lidera a 1ª colocação no fechamento do primeiro semestre de 2014 com alta 1,74% em relação ao mesmo período de 2013. Logo em seguida está a Volkswagen com crescimento de 2,51%.
A Ford ocupa o 3º lugar com 2,14% de veículos vendidos no semestre se comparado ao ano passado.  Destaque para a marca Nissan que apresentou aumento de 7% nas vendas de janeiro a junho de 2014 em relação a 2013.
tab 2
*carros e comerciais leves

** a pesquisa contempla os seguintes países: África do Sul, Alemanha, Argentina, Austrália, Bélgica, Brasil, Canadá, Chile, China, Coreia do Sul, Croácia, França, Espanha, EUA, Grã Bretanha, Grécia, Holanda, Índia, Itália, Japão, Malásia, México, Portugal Rússia, Suíça, Tailândia e Turquia.

 
Avaliação JAC J3S
 

Em anexo, incluimos a avaliação do JAC J3S, cedido gentilmente pela JAC Motors.

Os dados acima são fornecidos pela JATO Consult, empresa de consultoria da JATO Dynamics que fornece soluções e consultoria para atender a uma ampla gama de empresas ligadas ao setor automotivo. Para mais informações visite www.jato.com/brazil.

plugins premium WordPress
Receba as últimas notícias

Assine a nossa news gratuitamente.
Mantenha-se atualizado com
as notícias mais relevantes diretamente em seu e-mail.