A marca que mais se valorizou foi a Movida com alta de 227,6% em 2022 em relação a 2021.
O valor das 50 marcas mais valiosas do Brasil em 2022 teve alta de 12% em relação a 2021, passando de R$ 275,2 bilhões para R$ 308,4 bilhões. As informações são do relatório Brand Finance Brasil 100 2022, que aumentou o número de marcas publicadas de 50 para 100.
O Itaú aparece em 1º lugar da lista, com valor de R$ 36,4 bilhões. O banco teve alta de 28,5% no comparativo com 2021. Atende 56 milhões de clientes de varejo no Brasil, sendo a maior instituição financeira da América Latina. Além disso, é a única marca brasileira na lista das 500 marcas mais valiosas do mundo da Brand Finance Global 500 2022.
Segundo o Brand Finance Brasil, um dos principais destaques do desempenho do Itaú foi a expansão de sua carteira de crédito, que ultrapassou a marca de R$ 1 trilhão –alta de 18,1% em relação a 2020.
Essa performance foi impulsionada principalmente pelas carteiras de cartão de crédito, financiamento imobiliário e veículos. Leia abaixo a lista com as 10 marcas mais valiosas do Brasil. Clique no título das colunas para reordenar.
As 10 marcas mais valiosas do Brasil em 2022
Posição | Marca | Valor (em bilhões de R$) | Variação de 2021 para 2022 (em %) |
1º | Itaú | 36,4 | 28,5 |
2º | Bradesco | 21,1 | -3,6 |
3º | Banco do Brasil | 20,2 | -10,6 |
4º | Petrobras | 19,9 | 18,4 |
5º | Caixa | 15,0 | -32,1 |
6º | Vale | 14,1 | 13,1 |
7º | Natura | 13,4 | 15,1 |
8º | Skol | 12,9 | 0,1 |
9º | Brahma | 9,2 | 19,7 |
10º | Vivo | 8,4 | 0,8 |
fonte: Brand Finance Brasil 100 2022
O setor bancário teve 13 marcas no ranking Brand Finance Brazil 100 2022, representando 31% do valor total das marcas. No top 5, aparecem também Banco do Brasil (3º lugar) e Caixa Econômica Federal (5º lugar).
O Brand Finance Brasil também destaca que as 10 maiores marcas de 2021 se repetem como as 10 maiores marcas em 2022, mas em posições diferentes. Isso demonstra uma “constância na gestão das mais valiosas marcas do Brasil”.
A marca que mais se valorizou foi a Movida, que teve alta de 227,6% em 2022 em relação a 2021. De acordo com Renato Franklin, CEO da Movida, do ponto de vista operacional e econômico, o ano de 2021 foi marcado por recordes.
Enquanto o mercado de locação de automóveis teve uma retração na disponibilidade de ativos, reflexo da crise no setor automotivo, a empresa expandiu sua frota em mais de 50%.
Leia abaixo a lista com as 10 marcas do Brasil que mais se valorizaram em 2022. Clique no título das colunas para reordenar.
As 10 marcas que mais se valorizaram em 2022
Posição | Marca | Valor (em bilhões de R$) | Variação de 2021 para 2022 (em %) |
1º | Movida | 1,9 | 227,6 |
2º | Havaianas | 2,0 | 123,4 |
3º | Assaí Atacadista | 5,8 | 112,3 |
4º | Nubank | 2,7 | 111,4 |
5º | Unidas | 2,5 | 108,4 |
6º | Atacadão | 5,0 | 108,0 |
7º | Perdigão | 1,7 | 99,4 |
8º | Qualy | 1,5 | 95,3 |
9º | Gerdau | 2,9 | 79,2 |
10º | PAN | 0,7 | 77,1 |
fonte: Brand Finance Brasil 100 2022
Setor varejista domina em número de marcas
O setor varejista domina o ranking Brand Finance Brazil 2022, com 15 marcas representando 12% do valor total das marcas.
A Magazine Luiza lidera o ranking dos varejistas, com valor de marca de R$ 6,83 bilhões. Assaí vem em 2º lugar, com valor de R$ 5,82 bilhões. Em 3º lugar está a Americanas, com R$ 5,61 bilhões e em seguida as Casas Bahia, com R$ 5,60 bilhões. Fechando o top 5, Atacadão, com R$ 5 bilhões de valor de marca.
Fonte: poder360.com.br
Marca que mais valorizou foi a Movida