A revolução da tecnologia nos serviços de aluguel de carros e scooters em Portugal

A tecnologia tem revolucionado diversos ramos, dentre eles o serviço de aluguer de veículos. O processo de mudança neste meio tem envolvido tanto fabricantes de automóveis, quanto locadoras de…

A tecnologia tem revolucionado diversos ramos, dentre eles o serviço de aluguer de veículos. O processo de mudança neste meio tem envolvido tanto fabricantes de automóveis, quanto locadoras de carros e start-ups.

Mobilidade urbana é um dos temas mais importantes actualmente, pois é preciso mudar a forma como as pessoas se locomovem nas grandes cidades, devido aos congestionamentos que prejudicam a qualidade de vida da população.

Por isso, diferentes formas de utilizar automóveis têm surgido, em que um usuário pode utilizá-lo por horas, dias, ou anos, sem que seja proprietário do mesmo.

É cada vez mais fácil encontrar um aluguer de carros através da Internet

Até pouco tempo atrás era muito difícil alugar um automóvel, pois você tinha que ir até a locadora de carros e estava sujeito aos preços que encontrasse.

Actualmente as coisas são bem menos complicadas, pois basta aceder a algum site que compare preços de aluguer de automóveis para que encontre veículos baratos.

Um site como esses possibilita que as pessoas conheçam melhor Portugal, pois assim podem explorar melhor as belezas naturais e históricas escondidas neste pequeno, porém tão belo país.

O car-sharing chegou para ficar

O car-sharing, que permite o aluguer de veículos por hora, é mais uma das inovações nessa área que tem trazido muitos investimentos ao país.

A Peugeot-Citroën é um dos exemplos disso, pois a fabricante acabou de adquirir um serviço de car-sharing 100% eléctrico em Portugal, a EMOV, que possui mais de 200.000 utilizadores em Madrid e Lisboa.

Esses serviços de partilha funcionam de forma muito simples, pois basta que você descarregue a app da empresa de carsharing no seu telemóvel, registe-se e pesquise no mapa que aparecer no ecrã qual veículo está perto da sua localização.

Para desbloquear o carro, basta seleccionar essa opção na aplicação móvel quando estiver ao lado do automóvel. Quando terminar de utilizá-lo, basta estacionar em uma área permitida e bloqueá-lo através do seu dispositivo.

O aluguer de scooters também está em alta

O aluguer de scooters é outra coisa que está em alta nas grandes cidades de Portugal, e funciona da mesma maneira que o car-sharing de veículos, bastando descarregar a aplicação no seu telemóvel, buscar pela mota mais próxima no mapa, ir até ela e desbloqueá-la.

Nesse caso, você tem também direito a um capacete, que normalmente se encontra na parte de trás dela, na mala.

As scooters são uma excelente opção para cidades como Lisboa, que é considerada a cidade mais congestionada da Península Ibérica, a frente de locais mundialmente conhecidos pelo trânsito como Madrid e Barcelona.

Com elas é possível chegar a qualquer lugar mais rapidamente, além de serem muito eficientes para trafegar pelas estreitas ruas das cidades Portuguesas.

É possível também fazer o aluguer de um automóvel com motorista

Algumas locadoras de carros têm implantado um sistema de aluguer de veículos com motorista, em que ele pode levá-lo ao local que você quiser, como é o caso da Europcar, que criou o Chauffeur service.

Ele não funciona como o Uber, pois esse serviço poderá durar alguns dias, e o motorista ainda é treinado para dar algumas dicas sobre os locais que você visitar, e contar um pouco da história dele.

Basta entrar no site da locadora, escolher o percurso que deseja fazer, as datas, hora e o número de paragens, que o motorista chegará na porta da sua casa no momento desejado.

Já pensou em fazer a subscrição de um veículo?

Essa é a ideia de uma das grandes fabricantes de automóveis no mundo, a Volvo. A nova abordagem da marca permite que você não compre um carro, mas subscreva-o.

Basta pagar um valor mensal fixo, pelo prazo mínimo de dois anos, que cobrirá todas as despesas relacionadas ao carro, como impostos, seguros, manutenção, dentre outras coisas.

Isso demonstra a nova maneira de analisar o mercado que as marcas vêm a adquirir ao longo dos anos, voltando-se também ao público que não deseja ser proprietário de um veículo.

Nesse sistema de aluguer de carros desenvolvido pela Volvo, toda a gestão dele é feita através de uma aplicação móvel. A previsão da marca é que ele chegue a Portugal em 2020.

plugins premium WordPress
Receba as últimas notícias

Assine a nossa news gratuitamente.
Mantenha-se atualizado com
as notícias mais relevantes diretamente em seu e-mail.