Aluguel de carros para Uber, vale a pena?

Com a chegada de empresas de caronas no mercado de transporte, se tornar um motorista de aplicativos como a Uber virou uma alternativa para pessoas que buscam complementar suas rendas mensais.

 

Entretanto, algumas delas ficam em dúvida entre alugar um carro para realizar as corridas do dia a dia ou então usar o seu próprio carro.

Para chegar a uma conclusão sobre essa questão, o profissional precisa colocar no papel alguns fatores que podem influenciar e muito no quanto ele irá ganhar ao final do mês, seja com um carro alugado ou com carro próprio. Na maioria das vezes, o aluguel acaba saindo mais vantajoso. Entenda como!

O que é Uber?

A Uber é uma plataforma que conecta usuários a motoristas credenciados. A empresa surge como uma segunda opção de mobilidade urbana aliada a preços mais acessíveis do que outras formas de transporte convencionais como táxis. A empresa foi criada em 2010 após seus fundadores Garrett Camp e Travis Kalanick enfrentarem dificuldades para encontrar um carro após um evento na França. De volta aos Estados Unidos, a dupla tirou a ideia do papel e hoje a Uber é uma das maiores empresas do mundo.

Após chegar ao Brasil em 2014, a Uber conta hoje com mais de 500 mil motoristas parceiros e mais de 20 milhões de usuários transportados no total. A empresa opera em 65 países ao redor do globo e está presente em mais de 100 cidades espalhadas pelo território brasileiro.

Como alugar um carro?

Aplicativos de caronas como a Uber possuem parcerias firmadas com empresas de aluguel de automóveis em todo o país, como Localiza, Movida e Unidas. Em todas elas o motorista consegue alugar carros por preços menores e melhores condições mais favoráveis. A maioria dos contratos conta com franquias de quilômetros, onde uma quantidade de quilômetros permitidos para o condutor dirigir durante o mês é estipulada sem cobranças extras.

O aluguel dos veículos pode ser mensal, quinzenal ou até semanal. Segundo a Uber a ideia é disponibilizar ao motorista sempre que puder um carro com menos de 1 ano de uso e baixa quilometragem. O parceiro ficará responsável por pagar o aluguel e o combustível, enquanto outros gastos como manutenção, revisão, licenciamento e IPVA ficam inclusos dentro da taxa de aluguel.

Para dar entrada no pedido de aluguel, é necessário apresentar uma série de documentos em um email para a empresa. Na mensagem deve-se enviar uma cópia da Carteira de Habilitação Nacional (CNH), cartão de crédito para caução e o comprovante da inclusão do Exerce Atividade Remunerada à CNH (EAR), que comprovará que o uso do carro será para fins profissionais.

Vale a pena alugar carro para ser Uber?

Para pessoas que não pretendem ser motoristas do aplicativo por muito tempo, o aluguel é a melhor escolha. Períodos de até cinco meses como parceiro oficial da Uber são ideais para firmar contratos de aluguel de carro. Já para quem pensar em ser motorista por mais tempo, é mais vantajoso rodar com o próprio veículo.

No aluguel o profissional não precisa se preocupar com gastos do cotidiano como seguro, manutenção, revisão, licenciamento ou queda no valor de mercado do veículo. Por exemplo, como o veículo estará rodando mais tempo do que um carro comum, ele obrigatoriamente sofrerá mais desgastes. Sendo assim, será necessário um gasto maior com manutenção, problema que não ocorre com carros alugados.

Outro ponto positivo para o aluguel de carros na Uber é a possibilidade de poder rodar com carros praticamente novos oferecidos pelas locadoras. Dependendo do veículo, o motorista poderá escolher em qual categoria da Uber pretende operar. A praticidade de não ter que lidar com problemas diários que podem ocorrer com o veículo e a flexibilidade nos contratos, portanto, tornam o aluguel uma opção extremamente viável para novos motoristas.

Fonte: br.vida-estilo.yahoo.com

plugins premium WordPress
Receba as últimas notícias

Assine a nossa news gratuitamente.
Mantenha-se atualizado com
as notícias mais relevantes diretamente em seu e-mail.