Atendimento de qualidade ao turista

De olho no Mundial de 2014, Pronatec Copa na Empresa capacita profissionais do setor turístico em áreas como hospitalidade, lazer e segurança. Ensino de idiomas é um dos destaques do programa

 

Fotos: Andre Borges/ComCopa
Pronatec Copa Hotel AB

Novas contratações, mais clientes e crescimento nos negócios. A pouco mais de sete meses da Copa do Mundo FIFA™, empresas do ramo de turismo de Brasília estão se preparando para receber os milhares de visitantes que virão à capital para o torneio. Para muitas, uma boa solução têm sido os cursos do Pronatec Copa na Empresa, programa de qualificação do governo federal.
É o caso da locadora de veículos BR Gonçalves, que inscreveu alguns funcionários no curso de inglês. Para a gerente do departamento administrativo-financeiro da empresa, Rosana Maciel, o idioma é fundamental para o desenvolvimento. “Se o turista não consegue se comunicar, ele vai para outro local onde consiga ser atendido e fica uma má impressão da cidade”, avalia. “O curso é muito dinâmico e voltado para o diálogo com o visitante”, elogia.
Pronatec Copa Rosana AB

A expectativa de Rosana é que o número de clientes estrangeiros aumente durante o Mundial. Hoje, pelo menos 65% das pessoas que alugam veículos na empresa são de fora de Brasília. Desse total, cerca de 20% vêm de outros países. Para atender à demanda crescente desde a Copa das Confederações, realizada em junho deste ano, a locadora contratou mais funcionários. “Estamos analisando a necessidade de novas contratações para 2014”, afirma Rosana.
O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) foi criado em 2011 para aumentar o acesso à educação profissional. Na modalidade Copa, são 44 cursos profissionalizantes, gratuitos e presenciais, além de capacitação nos idiomas inglês, espanhol, francês e libras (língua brasileira de sinais) para os profissionais que terão contato direto com os turistas. A meta é oferecer 240 mil vagas na área de turismo, em todo o Brasil, até 2014.
Procura – A expectativa de aumento na demanda também é grande no setor de hotelaria. Funcionário do San Marco há cinco anos, Cinobelino Macedo é um dos 30 colaboradores inscritos na turma de inglês do Pronatec Copa. Para ele, o aprendizado do idioma eleva o padrão de qualidade do atendimento. “Temos que estar preparados porque Brasília receberá em 2014 sete jogos e muitos turistas”, pondera. O San Marco espera preencher todos os 218 leitos.
Da mesma forma, a BR Gonçalves aposta na locação de todos os seus 180 veículos. A menos de oito meses do início da Copa do Mundo FIFA™, a empresa ampliou a frota com a compra de 10 carros. “Nos meses de agosto e de outubro tivemos uma procura significativa. E continua crescendo”, ressalta Rosana Maciel.

Pronatec_Copa_Hotel-2_AB

Preparação – Até o momento, 929 pessoas fizeram ou estão fazendo os cursos do Pronatec Copa na Empresa. Para participar, o candidato deve ter 18 anos ou mais, e morar em uma das 12 cidades-sede do Mundial, do entorno, ou em um dos destinos turísticos selecionados. Mais detalhes no site www.pronateccopa.turismo.gov.br.
O secretário de Turismo do DF, Luis Otávio Neves, aposta na qualificação da mão de obra como o grande diferencial dos locais turísticos. “Com investimentos nessa área, atendemos aos visitantes com excelência e aumentamos a capacidade competitiva do empresário. É por meio desses profissionais que trabalham na linha de frente do atendimento que formamos a imagem que o turista leva da cidade e dos moradores daqui”, destaca o secretário.
Além dos funcionários de empresas do setor turístico, 13 turmas com 337 profissionais da segurança, entre policiais militares, civis e agentes de trânsito, iniciaram nesta semana um curso de inglês intermediário voltado ao atendimento turístico, dentro do Pronatec Turismo.

Fonte: www.copa2014.df.gov.br

plugins premium WordPress
Receba as últimas notícias

Assine a nossa news gratuitamente.
Mantenha-se atualizado com
as notícias mais relevantes diretamente em seu e-mail.