Carros conectados: mercado promete revolucionar a experiência de dirigir
Especialistas discutiram na Futurecom os desafios e oportunidades para a ‘nova’ indústria automotiva.
Os veículos conectados já são uma realidade e prometem ganhar cada vez mais terreno no setor automotivo, promovendo novos desafios e oportunidades. De acordo com o Gartner, até 2020 a produção de carros conectados irá exceder os 60 milhões e 90% dos veículos estarão conectados à internet. Com objetivo de debater todas essas questões do mercado, a Futerecom organizou o Painel “Veículos conectados – Revolucionando a experiência de dirigir”, trazendo especialistas de empresas como IBM, KPMG, TIM, Volvo, Mercedes Benz, Qualcomm, entre outras
Um dos temas mais debatidos no Painel, foi o desafio de acelerar o processo de transformação digital da indústria automotiva dentro de um cenário de incertezas. Segundo Ricardo Bacellar, Chefe da Indústria Automotiva da KPMG, para que isso possa ocorrer todos os setores precisam se unirem.
“Para otimizar esse processo, é necessário firmar parcerias com entidades de outros segmentos, como de TI, energia, telecomunicações, o próprio governo, quando falamos de infraestrutura de cidade”. “Implantar nos veículos serviços integrados de outras indústrias é essencial para acelerar a transformação digital sobe a ótica do usuário
Carros autônomos: Segurança de dados
Outro tema relevante abordado no evento foi a consequência que os dados gerados pelos carros autônomos podem trazer à indústria e aos próprios clientes. “Os dados que estão presentes nos carros devido à transformação digital, como por exemplo, dados de localização, de aplicativos, provocará uma disputa financeira no mercado, a da monetização necessária”, salienta Patrícia Pessoa, Chefe de Marketing Digital da IBM.
Na opinião da executiva, esses dados podem proporcionar tanto pontos positivos quanto negativos para o mercado. “É preciso prezar pela segurança desses dados gerados pelo mercado de carros conectados, pois essas informações podem trazer certos riscos para os veículos autônomos, mas, ao mesmo tempo, vantagens para conhecer melhor o consumidor”.
Nova solução
Com o intuito de contribuir para um ecossistema conectado de veículos, A PSA, montadora francesa da indústria automotiva, apresentou no painel um novo serviço que promete ajudar o mercado de seguros para carros. “A gente lançou um serviço onde o cliente tem o veículo monitorado, para que a seguradora possa mensurar melhor o risco daquele determinado carro e, dessa maneira, possa propor um preço mais adequado ao risco do cliente. Essa iniciativa envolve telecom, novos ecossistemas e um dispositivo”, explica Bruno Ramos, Gerente de Produto, Marketing, Mobilidade e Serviços Conectados do Groupe PSA na América Latina.
Fonte: iPNews