Hertz aposta na biometria para agilizar aluguel de veículos
A Hertz Global Holdings e a Clear, que tem sede em Nova York, anunciaram nesta terça-feira o lançamento do Hertz Fast Lane Powered by Clear, um serviço que utiliza biometria para agilizar o processo de aluguel de carros para membros. O serviço é tão rápido, afirma a empresa, que os clientes podem passar pelo portão de saída com o carro alugado e estar na rua em 30 segundos ou menos.
Atualmente em operação apenas no Aeroporto Internacional de Atlanta Hartsfield-Jackson (ATL), a implementação em outros 40 pontos da Hertz, incluindo o Aeroporto Internacional John F. Kennedy (JFK), o Aeroporto Internacional de Los Angeles (LAX) e o Aeroporto Internacional de São Francisco (SFO), está programada para 2019.
“Ao trabalhar com a Clear, a Hertz obtém uma parceira com uma presença crescente e com um histórico comprovado para nos ajudar a inovar no processo de aluguel de carros, melhorar a experiência do cliente e oferecer benefícios significativos para viajantes ocupados”
Disse Kathryn V. Marinello, CEO da Hertz, em um comunicado à imprensa.
O sistema de checkout representa a primeira vez que a biometria é usada por uma grande empresa de aluguel de carros, de acordo com o comunicado. Para usar o Hertz Fast Lane é preciso ter uma conta Clear ativa vinculada a uma conta Hertz Gold Plus Rewards. Os membros participantes podem escolher um carro em algum ponto da Hertz e, em seguida, ir diretamente para qualquer portão de saída. Depois que o motorista seguir as instruções em um quiosque automatizado, a Clear confere o rosto do motorista com sua carteira de habilitação e reserva antes que o portão seja aberto para permitir a saída.
Em vez de usar documentos de identificação tradicionais, a tecnologia Clear baseada na nuvem usa a biometria – seus olhos e a ponta de seus dedos – para acelerar o processo de segurança em 40 aeroportos e locais esportivos dos EUA. Nos aeroportos, a Clear possibilita que os membros se dirijam a um quiosque designado, onde o cartão de embarque e a íris são digitalizados, em vez de terem que esperar na fila pela verificação física. A adesão à Clear custa US$ 179 por ano e US$ 50 por cada membro adicional da família (filhos com menos de 18 anos recebem acesso gratuito com os membros).
No lançamento, Caryn Seidman-Becker, CEO da Clear, disse que a empresa está “criando um futuro em que impressões digitais, olhos e rosto são a melhor e mais segura forma de identificação”.
A Hertz Corp. opera as marcas de locação de veículos Hertz, Dollar, Thrifty e Firefly em mais de 10.000 pontos corporativos e franqueados em todo o mundo. Recentemente, a empresa alemã de aluguel de carros Sixt negou as especulações de que estava em negociações avançadas para comprar a concorrente de menor porte Hertz Global Holdings. As ações da Hertz subiram depois que os rumores da abordagem circularam. Em novembro, a Hertz registrou seu maior lucro trimestral em três anos.
Fonte: Uol Economia