Líder global de mobilidade finca bandeira no Brasil
Europcar projeta ter 100 unidades próprias ou franqueadas até o fim do ano
Último grande player de mobilidade e locação de veículos que não estava presente no Brasil, a Europcar estreia a operação em território nacional com projeções ambiciosas. O grupo, fundado em 1949, está presente em mais de 130 países. A Autotur Locadora, novo franqueado brasileiro da companhia, anuncia ainda a incorporação da Yes Rent a Car e sua transformação em Europcar Brasil. A franqueada brasileira já inicia atividades com soluções de aluguel com motorista, além da ousada meta de ter 100 unidades próprias ou franqueadas até o fim de 2018, com carros compartilhados e frota exclusiva de carros elétricos.
A marca aporta no país unindo forças com uma equipe altamente especializada, liderada pelo máster-franqueado Paulo Gaba Jr., presidente da Federação Nacional das Locadoras de Veículos (Fenaloc) e empresário atuante no setor desde 1989. Com a aquisição da Yes Rent a Car, a empresa começa a operar como uma das cinco maiores redes de aluguel de carros do Brasil, com cerca de 70 pontos de atendimento em 15 estados e no Distrito Federal, e uma frota superior a 3.500 veículos.
A Yes tem 24 anos de trajetória e detém por dez anos consecutivos o selo de excelência da Associação Brasileira de Franchising (ABF), além de receber por três anos o prêmio de melhor franquia do setor pela revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios. “Estamos agregando a expertise e o senso inovador de uma rede internacional com a capilaridade da Yes e seu profundo conhecimento do mercado regional. Essa foi a estratégia certeira para mais um salto de excelência da Europcar”, argumenta Paulo Gaba Jr.
A chegada ao país integra uma plataforma de expansão global conduzida pela Europcar, que recentemente adquiriu a alemã Buchbinder e a espanhola Goldcar, especializadas na locação de utilitários e veículos low cost, respectivamente. Ambas as transações foram determinantes para a consolidação da liderança na Europa. Também em 2017, o grupo avançou em mercados emergentes das Américas, África e do Oriente Médio, além de concluir a parceria com a chinesa Shouqi. Em 2013, uma aliança estratégica com a Advantage Rent a Car, nos Estados Unidos; a Discount Vans & Trucks, no Canadá; e a Times, no Japão, já havia reforçado a presença global da marca.
“O Brasil era o mercado que faltava no projeto de expansão internacional da marca. O país vive um contexto de recuperação econômica e está incorporando com muito dinamismo soluções inovadoras de mobilidade, tendência que acompanha a filosofia da Europcar”, comenta Marcus Bernhardt, diretor de cobertura internacional da companhia. Segundo indicadores da Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis (Abla), a indústria nacional de aluguel de veículos obteve um faturamento de R$ 13,5 bilhões no ano passado, um crescimento de 12,3% em relação a 2016.
Lojas e serviços
A loja-matriz está localizada na Avenida Pacaembu, 763, zona oeste de São Paulo. A Europcar Brasil contará também com unidades em vários aeroportos. Todos os pontos obedecerão a um layout e a uma estrutura padronizada, com balcões de atendimento menores, trazendo o consumidor para perto. “Nosso público majoritário é formado por clientes leais à marca e que preconizam um serviço mais individualizado”, justifica.
Grandes contas corporativas e agências de viagem focadas neste segmento também estão no radar da Europcar Brasil para contratos de terceirização de frota. A empresa aposta ainda no novo site www.europcar.com.br como canal de vendas. A internet responde globalmente por 58% das operações, se levadas em conta também as transações via sistemas de reservas independentes.
A frota será constituída de carros em 20 categorias, incluindo veículos elétricos. O modelo de compartilhamento será viabilizado por um sistema exclusivo no Brasil, desenvolvido pela empresa europeia Ubeeqo, marca incorporada ao grupo em 2015.
O atendimento poderá também ser feito por um profissional que, de posse de um tablet para uma simples confirmação da reserva efetuada, entregará as chaves ao cliente e o conduzirá diretamente para o local onde o veículo estiver estacionado. Outro serviço disponível será o aluguel com motorista, por meio da Brunel, mais uma das marcas do grupo e líder em serviço de chofer. Além disso, todos os clientes terão acesso aos benefícios do programa de fidelidade Privilege.