Pesquisa da Localiza&Co aponta preferências entre gerações
Pesquisa da Localiza&Co aponta preferências entre gerações
A pesquisa inédita apresenta um interessante panorama sobre como as diferentes gerações brasileiras percebem a mobilidade urbana e suas expectativas futuras. Realizado entre abril e junho de 2024, o estudo entrevistou 1.600 brasileiros, acima de 18 anos, de todas as regiões do país. Revelou insights valiosos sobre o impacto de fatores como tecnologia, sustentabilidade e economia de tempo no comportamento das pessoas.
O levantamento dividiu os participantes em cinco gerações: Baby Boomers (1945-1960), Geração X (1961-1981), Geração Y (1982-1997), Geração Z (1998-2009) e Geração Alfa (2010-presente). Entre os principais achados está a visão do transporte público como essencial para o futuro, apontada por 62% dos entrevistados, seguido de carros por aplicativo (60%), bicicletas (43%), carros elétricos (43%) e carro próprio (39%).Gerações mais velhas, como Baby Boomers e Geração X, tendem a valorizar o transporte público e os carros elétricos, enquanto as Gerações Y e Z demonstram maior interesse por carros e motos próprios. Além disso, 51% dos brasileiros acreditam que a mobilidade urbana no país caminhará para uma redução no deslocamento diário, impulsionada pelo crescimento das atividades remotas.
A conveniência e a economia de tempo foram apontadas como os principais fatores na escolha do meio de transporte por 62% dos entrevistados. Outros fatores incluem a possibilidade de ir direto ao destino (44%), trajetos mais rápidos (33%), horários exatos de partida e chegada (30%) e preço acessível (26%).
Entre os Baby Boomers, 48,1% consideram a economia de tempo fundamental, enquanto 36,3% da Geração Z priorizam transporte com horários definidos. Curiosamente, apenas 19,1% dos jovens escolhem com base no custo.
Carro próprio entre os jovens
Apesar da menor posse de automóveis, 51% dos entrevistados da Geração Z planejam adquirir ou trocar de carro nos próximos três anos, seguidos por 47% da Geração Y. Em contrapartida, apenas 20% dos Baby Boomers demonstram essa intenção.
Fatores como preço (75%), consumo de combustível (51%), preferência por carro 0 km (30%) e segurança (27,6%) influenciam na escolha do veículo. Além disso, as gerações mais novas valorizam tecnologia e design, enquanto os mais velhos priorizam sustentabilidade e baixo custo de manutenção.
A assinatura de carros ainda é desconhecida para muitos brasileiros, com 53% descartando a modalidade. Entretanto, entre os jovens, a aceição é maior. Os principais motivos para aderir à assinatura incluem a possibilidade de ter um carro 0 km anualmente (53%). E também a eliminação de preocupações com revenda (51%).
Impactos e mudanças na mobilidade
Segundo Tatiana Rocha, diretora de marca da Localiza&Co, “há uma mudança de comportamento na forma de deslocamento em curso, que sugere uma mobilidade híbrida, digital e capaz de moldar o futuro das cidades“. Essa tendência, destacada pelo estudo, reforça a necessidade de investimentos em transporte público de qualidade e soluções mais sustentáveis.
Com margem de erro de 2,5% e índice de confiança de 95%, o estudo “Mobilidade Através das Gerações” apresenta um retrato fiel das expectativas e prioridades dos brasileiros. As conclusões evidenciam não apenas a evolução nos meios de transporte, mas também as demandas por maior conveniência, sustentabilidade e integração tecnológica no cenário de mobilidade urbana no Brasil.
Pesquisa inédita da Localiza&Co aponta preferências entre gerações.