Unidas quer neutralizar emissão de carbono de sua frota até 2028
Com o recebimento recente do selo EV100, a empresa vai instalar por meio de parcerias centenas de pontos de recarga de automóveis
Para seguir nesse projeto, a empresa vai adotar de maneira progressiva o uso de milhares de veículos elétricos na sua frota e até 2027, instalar centenas de pontos de recarga para atender a demanda.
Outra ação foi o lançamento do Programa Carbono Neutro, pelo qual a Unidas visa neutralizar a emissão de gases do efeito estufa de seus veículos até 2028. Assim como o uso de energia renovável, com 12 lojas no estado de Minas Gerais já contando com este sistema.
A empresa atualmente conta com 400 veículos elétricos na sua frota e 93% dela é composta de veículos flex, permitindo o uso de etanol por exemplo que emite 111 vezes menos gases do efeito estufa se comparado a gasolina.
Na edição deste ano do evento, a 16ª do salão, foram apresentados bicicletas, motos elétricas, patinetes, tuc tucs, carros, segways, caminhões e ônibus.
O Diário do Transporte entrevistou, além de representantes da locadora de veículos Unidas, profissionais da fabricante de veículos para serviços e público comum, a Cicloway
A Cicloway diz que aproveitou o aumento da demanda do serviço de delivery por causa da pandemia.
A empresa, três meses antes da pandemia, lançou veículos voltados para empresas, como os Tuc Tucs e motocicletas elétricas. A companhia diz que recebeu pedidos de clientes como a Ambev, B2W e a PetLove. Viram na oportunidade de veículos elétricos aumentar a frota de energia limpa e resolver um problema gerado pela alta demanda de entregas.
Outros veículos também foram apresentados no evento. Como a motocicleta C7, voltada para o seguimento de segurança privada e patrulhamento.
Durante o evento a empresa BYD, uma das maiores fabricantes de baterias de lítio-ferro e veículos elétricos, apresentou ao público seu furgão eT3 que é 100% elétrico. Que também atende ao mercado crescente de entregas.
O veículo possui também uma versão refrigerada para o transporte de alimentos perecíveis ou produtos farmacêuticos. Esses precisam ser armazenados em temperatura adequada durante o transporte. Sua capacidade de carga é de até 475 kg.
Veja abaixo algumas informações técnicas sobre o veículo:
- Sistema Thermo King de refrigeramento
- Carregamento de bateria em até duas horas
- 450 kg de capacidade de carga
- Fechadura eletrônica com sensor de presença
- Transmissão automática
- Farol de neblina
- Duas portas deslizantes
- Freio de rampa automático
- Sensor de estacionamento
- Porta com abertura para cima
- Regulagem de nível dos faróis
- Sistema regenerativo: a cada desaceleração ocorre um mini abastecimento da bateria
- Comandos no volante
- alterações de telas do glass cockpit
- ativar/desativar ruído sonoro para alerta de segurança para pedestre
- Freio de estacionamento com acionamento eletrônico
- Bancos de couro com apoio de braço
- Ar-condicionado automático digital com sensor de temperatura externa
- Airbag duplo
- One pedal driving
O eT3 possui autonomia de até 250km e a possibilidade de receber uma rápida recarga de 20% a 80% em 30 minutos. Garantindo mais 180 km de viagem.
TRANSPORTE GRATUITO EM ÔNIBUS ELÉTRICOS
O público que foi ao evento teve como opção de trajeto, ônibus gratuitos entre a Praça Charles Miller e o Metrô Clinicas. Do tipo DualBus, que reúne as tecnologias híbrida e elétrica pura em um só coletivo.
Estes veículos possuem um sistema padronizado de tração elétrica. Pode ser alimentado por diferentes fontes de energia. Permitindo a configuração em híbrido ou trólebus e híbrido ou elétrico puro à bateria.
Na versão trólebus mais bateria, há um sistema pneumático de recolhimento das alavancas coletoras de energia.
Controle de corrente instalado junto ao motorista que pode comandar o recurso e câmbio automático são outras características do ônibus movido por um conjunto de 193 baterias de lítio instaladas em compartimentos no teto.