Unidas registra lucro líquido de R$ 34,6 milhões no 2T24
Unidas registra lucro líquido de R$ 34,6 milhões no 2t24, com queda de 40,4% na comparação anual
A locadora de automóveis Unidas encerrou o segundo trimestre de 2024 com um lucro líquido de R$ 34,6 milhões, representando uma queda de 40,4% em relação ao mesmo período do ano anterior. No entanto, ao desconsiderar fatores não recorrentes, como perdas devido às enchentes no Rio Grande do Sul e créditos fiscais no ano passado, a empresa alcançou um lucro de R$ 58,4 milhões, um aumento de 27,4% na mesma base de comparação.
A receita líquida da Unidas cresceu 32,3%, atingindo R$ 1,675 bilhão, impulsionada pelo desempenho positivo em todos os segmentos do negócio. Especificamente, os negócios de locação (RAC e GTF) geraram uma receita líquida de R$ 941,5 milhões no trimestre, um crescimento de 27,9% em comparação ao ano anterior.
No final do trimestre, a frota da empresa contava com 116,4 mil veículos, um aumento de 9,8% em relação ao mesmo período de 2023.
O lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda) foi de R$ 593,4 milhões, um salto de 20,1%, com a margem Ebitda atingindo 63%, uma redução de 3,7 pontos percentuais.
“Tal redução é consequência da queda de margem da venda de ativos, dos créditos fiscais extemporâneos sobre a depreciação da frota em GTF [gestão e terceirização de frotas] Leves em 2023,” afirmou a companhia em comunicado.
O segmento de RAC (rent-a-car) encerrou o trimestre com uma frota de 59,7 mil veículos, uma queda de 3%, enquanto a frota operacional permaneceu estável em 51,76 mil veículos. A taxa de ocupação no trimestre foi de 76,4% da frota operacional, uma ligeira queda de 0,5 ponto percentual. A diária média no segmento RAC foi de R$ 140,9, representando um aumento de 10,4% em comparação ao ano anterior. A mudança no “mix” de clientes, com foco em segmentos mais rentáveis, e o ajuste no preço das diárias impulsionaram este aumento, segundo a empresa.
Um dos destaques do trimestre foi a recuperação do mercado de seminovos, com a venda de 10.455 veículos, um aumento de 19,1%.
“Este crescimento de unidades vendidas vai de encontro com a necessidade de renovação da frota, combinado com o fato de que, no primeiro semestre de 2023, a capacidade de venda de seminovos ainda estava se adequando após a aquisição da Unidas Locadora,” explicou a empresa.
Além disso, a empresa destacou que a representatividade das vendas no canal do varejo quase triplicou. Este dado em comparação com o segundo trimestre do ano passado, atingindo 54,4% do total de vendas. A venda no varejo é mais vantajosa para as locadoras, pois proporciona margens melhores. O preço médio de um carro leve vendido no trimestre foi de R$ 68,3 mil, um aumento de 19,6%.
Relatórios da Unidas referentes ao resultado do 2T24
Informações Trimestrais (ITR) 2T24
Sobre a Unidas
A Unidas, integrante do grupo Brookfield, é uma das maiores empresas do setor de mobilidade no Brasil. Conta com cerca de 116 mil ativos entre veículos leves, caminhões, máquinas e equipamentos pesados. Oferece uma plataforma completa de soluções de gestão e locação de veículos, operações e manutenção. Trazem economia e praticidade para pessoas e empresas em todo o país.
Conta também com mais de 220 lojas entre aluguel de carros e venda de seminovos, incluindo leves e pesados, no varejo e atacado. É reconhecida como uma das melhores empresas para se trabalhar no Brasil pelo ranking Great Place to Work. Além disso, foi eleita a 21ª marca mais valiosa do país pela Kantar BrandZ, e a 26ª no ranking da Brand Finance Brazil. Ainda conquistou por oito vezes o Prêmio Consumidor Moderno de Excelência em Serviço ao Cliente na categoria “Locadora de veículos”.