Volkswagen Gol peladaço cobra R$ 27.990 para atrair frotista e seguir líder
A Volkswagen do Brasil lançou nesta semana uma nova versão do Gol, denominada Special. Conforme informou a UOL Carros a assessoria da montadora, a série é voltada exclusivamente a frotistas e não estará à venda para clientes Pessoa Física nas concessionárias. Ela parte de R$ 27.990 (configuração duas portas), sendo R$ 4.390 mais barata que a Trendline, antiga versão “pé-de-boi” do compacto.
Para devolver o carro mais vendido do Brasil a um patamar abaixo dos R$ 30 mil, a fabricante tirou praticamente todos os itens de conforto: vidros dianteiros elétricos, limpador do vidro traseiro, antena de teto e até preparação para som foram cortados. Sobraram apenas banco do motorista com ajuste manual de altura, alerta sonoro de faróis acesos e alerta de frenagem de emergência, além dos obrigatórios airbags frontais e freios com sistema ABS (antitravamento).
Com quatro portas, o Gol Special parte de R$ 29.890. O motor é sempre o 1.0 TEC, de 76 cv (etanol), aliado ao câmbio manual de cinco marchas.
Embora a Volkswagen não informe projeção de vendas a respeito da nova versão, sua estratégia é muito clara: evitar que o Gol perca uma sequência de 27 anos como líder do mercado brasileiro. O hatch ainda está à frente no acumulado dos nove primeiros meses de 2014, com 134.729 unidades emplacadas; entretanto, tem sido sistematicamente superado pelo Fiat Palio nos rankings mensais, o que deixou o compacto da Fiat a apenas 5.964 unidades de roubar alcançar o topo da lista no fim do ano.
Só em setembro, a diferença pró-Palio foi de 3.324 veículos, chegando a 1.000 na primeira quinzena de outubro. Nesse ritmo, a ultrapassagem ocorreria em novembro.
É aí que a versão Special entra na história: com a extinção do Gol Geração IV, aposentado após a obrigatoriedade dos airbags e ABS, a nova versão “peladona” chega para aumentar ainda mais o apelo do Gol em vendas diretas (área na qual o hatch já é mais forte que os concorrentes), garantindo o 28º ano consecutivo do compacto como carro mais vendido do país.
REEDIÇÃO
Não é a primeira vez que a Volkswagen apela a uma série chamada “Special” para alavancar o Gol. Após o lançamento da Geração III, no início dos anos 2000, a marca também lançara uma versão de mesmo nome, que nada mais era do que um Gol Geração II pé-de-boi, para evitar que a troca de gerações gerasse impacto muito grande nos emplacamentos.
Fonte: UOL Carros