ABLA faz 44 anos

História

No dia 30 de março de 1977, em São Paulo (SP), um grupo de empresários oficializou a fundação da ABLA, numa iniciativa que fincou as raízes da atividade de aluguel de carros no Brasil.

Os primeiros negócios de locação de veículos haviam surgido quase 30 anos antes, em meados da década de 50, também em São Paulo (SP). Naquela época, empresários de revendas de usados começaram a alugar os automóveis como atividade suplementar.

Foi justamente um desses revendedores, Adalberto Camargo, que vislumbrou no aluguel de carros um negócio promissor. Em 1956, ele se associou a empresários de outros setores em busca de financiamento para fundar a Auto Drive S.A. Indústria e Comércio, a primeira empresa criada no Brasil exclusivamente com a finalidade de alugar carros.

O primeiro automóvel alugado foi de fabricação da Volkswagen, o antigo Fusca, para clientes brasileiros que já haviam viajado ao exterior, onde haviam tomado conhecimento das conveniências da locação.

Na metade da década de 1960, a atividade teve um grande impulso, ao importar a experiência norte-americana, necessária na época, e começou a se profissionalizar rapidamente. O perfil da locação deixou de ser exclusivamente de locações de curto prazo, para incluir contratos com empresas que utilizavam frotas.

Isso deu início ao aluguel a longo prazo e à chegada ao país das redes internacionais de aluguel de automóveis. As empresas nacionais passaram a formar redes, utilizando o sistema de franquia. E, com a natural pulverização do know-how da locação, pequenas empresas regionais também puderam se constituir.

Nesse panorama de expansão, na década de 70 surgiu a necessidade de formar uma associação que reunisse os empreendedores em torno de objetivos comuns: defender os direitos das empresas do setor, profissionalizar a atividade e divulgá-la junto à sociedade, além de combater a concorrência predatória. Assim surgiu a ABLA.

Modernização

A ABLA é uma garantia institucional para que o aluguel de veículos esteja mais presente na modernização das políticas públicas de mobilidade urbana. A associação acompanha e participa das mudanças e das tendências nacionais e internacionais de mobilidade que possam gerar impactos diretos ao setor de locação e defende o associativismo, a união e a aproximação entre todas as locadoras de veículos.

ABRANGÊNCIA

O quadro de empresas associadas da ABLA reúne as grandes, as médias e as pequenas locadoras, sejam franqueadoras, franqueadas ou empresas independentes. Estatutariamente, todas têm os mesmos direitos e são atendidas com a mesma prioridade nos 26 estados e no Distrito Federal.

QUALIFICAÇÃO

Palavra-chave, a capacitação é a prioridade que solidifica o modelo de modernização do setor de aluguel de veículos. Por meio da UNIABLA, são oferecidos cursos com temas 100% voltados para locadoras, formando cada vez mais profissionais aptos para atenderem aos usuários de veículos alugados em território nacional.

CRESCIMENTO

A ABLA monitora e oferece soluções para as necessidades das locadoras, esclarecendo dúvidas sobre questões administrativas, jurídicas e operacionais. Também há parcerias comerciais com fornecedores do setor, que oferecem condições diferenciadas de prazos e de preços para locadoras, em produtos e serviços que ajudam a economizar recursos, tempo e dinheiro.

CONDUTA

Em benefício da livre iniciativa, da concorrência leal e da modernização das condições de trabalho, a ABLA mantém e acompanha o cumprimento do código de conduta do setor de locação de veículos. A partir de normas morais, comportamentais e técnicas, a associação pode orientar as locadoras visando relacionamento ético com seus públicos internos e externos.

 NETWORK

A ABLA estimula negócios e a troca de experiências por meio de eventos digitais e presenciais com palestras, painéis, workshops ou rodadas de negócios, que reúnem empresários, líderes de montadoras, dirigentes de instituições financeiras e especialistas em temas ligados à atividade. A associação também promove encontros jurídicos entre advogados que atendem locadoras, além de realizar convenções com os principais líderes nacionais da locação de veículos.

COMUNICAÇÃO

A ABLA é a maior responsável pela comunicação do setor aluguel de veículos no Brasil. Por meio de publicações próprias – impressas ou digitais – e de entrevistas concedidas à imprensa, a associação divulga notícias e novidades em abrangência nacional. Paralelamente, mantém ativo o portal da locação de veículos e também promove a comunicação do setor por meio de redes sociais.

GOVERNANÇA

A ABLA é administrada por um Conselho Nacional de empresários associados eleitos a cada dois anos. O modelo de gestão segue os mais modernos princípios de governança corporativa e também conta com o apoio de um conselho consultivo de ex-presidentes, de diretores regionais e das equipes internas.

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