Alugar ou comprar um veículo
Alugar ou comprar um veículo: qual o melhor investimento para o seu estilo de vida?
Necessidades individuais e perfis dos consumidores influenciam na escolha
A virada de ano é um momento propício para colocar planos e sonhos em prática, como por exemplo, a aquisição de um veículo. Para aqueles que pensam em ter um carro, entre tantas variáveis, há uma dúvida frequente: vale mais a pena comprar ou alugar?
Comprar um carro traz muitas comodidades, entre elas mais liberdade para personalizar o veículo e modificá-lo como desejar. Além disso, o automóvel se torna um ativo e o cliente tem a propriedade total, com a possibilidade de reduzir custos. De acordo com a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), a previsão de alta nas vendas de veículos no país gira em torno de 15% em 2024.
O Grupo Viamar, com 30 anos de tradição no mercado automotivo e mais de 20 concessionárias na Região Metropolitana de São Paulo, conta com condições especiais para quem quer adquirir um veículo novo ou usado.
Para o sócio diretor do Grupo, Carlos Gurgel, a procura maior pela compra, seja de um veículo 0km ou de um seminovo, é por parte de pessoas 40+: “São homens e mulheres chefes de família, com filhos, e que têm bastante interesse pela direção. Eles utilizam o veículo com frequência e querem contar com a comodidade de sempre ter um carro na garagem”, explica.
Já o carro por assinatura é similar ao aluguel de veículo tradicional, mas com um contrato de aluguel de longo prazo, onde o cliente paga uma taxa mensal para usufruir do automóvel. A grande diferença está no período de contrato: enquanto a locação comum funciona por um curto período de tempo, na assinatura os contratos são geralmente de um ou dois anos, com todas as taxas, como IPVA e seguro, já inclusas na mensalidade.
É o serviço ideal para quem não quer se comprometer com taxas ou burocracias de ter um carro. Dados da Abla (Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis) mostram que, só em 2023, mais de 160 mil veículos foram alugados pelo modelo de assinatura. A tendência pode refletir o comportamento de gerações mais novas, como a Y e Z, que valorizam a experiência, mas não a posse em si.
O Grupo Viamar entrou nesse nicho no início deste ano com o Nissan Move e já considera o saldo positivo: “Nosso foco é o consumidor final, aquela pessoa que não dirige profissionalmente, já que temos um limite de quilometragem pré-estabelecido. A transação toda pode ser feita de forma online, o que facilita muito o processo de aquisição. A cada mês a procura pelas assinaturas aumenta, mostrando que essa é uma tendência que veio para ficar”, conta Carlos Gurgel.
Atualmente, o Grupo Viamar tem a mais de 20 concessionárias em SP, com marcas como Chevrolet, Hyundai, Nissan e BYD. São mais de 1,1 mil colaboradores. E a expectativa para este ano é que o crescimento da empresa ultrapasse a marca dos 30%. Em 2024, o Grupo Viamar investiu em seis novas lojas, que estão em pleno funcionamento.
Sobre o Grupo Viamar
O Grupo Viamar é uma rede de concessionárias de São Paulo, com 30 anos de atuação, que atua com carros novos das marcas Chevrolet, Nissan, Hyundai e BYD. A empresa, fundada na região do ABC, se destaca por oferecer soluções completas e inovadoras, pela excelência no atendimento aos seus clientes e nas operações realizadas. Com uma estrutura sólida e profissionais altamente qualificados, o Grupo Viamar possui mais de 20 concessionárias em São Paulo, sendo elas: Viamar Chevrolet, Max Hyundai, Tókio Nissan, Hracing e Viamar Corporate, mantendo um compromisso inabalável com a qualidade dos produtos que representam.
Imagem: <a href=”https://br.freepik.com/fotos-gratis/mulher-sentada-no-carro-e-receber-chaves_4410759.htm#fromView=image_search_similar&page=1&position=0&uuid=e2dd89f1-d0e4-4de8-bafc-efbd172bb792″>Imagem de senivpetro no Freepik</a>
Alugar ou comprar um veículo