Apropriação Indébita de Carros Locados: Como evitar?

A locação de veículos está em ascensão e proporciona aos viajantes e empresas a conveniência de alugar um carro temporariamente sem as obrigações e custos associados à propriedade. No entanto, junto com os benefícios dessa atividade, há diversos desafios relacionados a segurança das frotas e dos locatários, como o risco de apropriação indébita de carros locados.

Para os proprietários, garantir a segurança da frota é uma prioridade, protegendo seus investimentos e mantendo a saúde financeira dos negócios.

O que é Apropriação Indébita de Carros?

A apropriação indébita de veículo é um crime previsto no artigo 168 do Código Penal Brasileiro. Este golpe consiste na apropriação de um bem sem o consentimento do proprietário. Ou seja, a apropriação indébita ocorre quando um cliente, utiliza o carro além do prazo acordado ou não o devolve, resultando em perdas significativas para a locadora.

Pode se configurar apropriação indébita nas seguintes situações:

  • Utilização do veículo além do prazo acordado no contrato de locação, ocasionando a falta de devolução do carro;
  • Inadimplência vinculada a ausência de devolução do veículo;
  • Venda do veículo da locadora;

Para evitar esse cenário, existem algumas estratégias que diminuem o risco de maneira exponencial:

1. Verificação rigorosa dos clientes

Em primeiro lugar, é preciso realizar uma análise minuciosa dos clientes antes de permitir que eles aluguem um veículo.

Sendo assim, é importante exigir a apresentação de documentos, comprovantes e um cartão de crédito válido e também utilizar ferramentas de verificação de informações.

Ter acesso à uma análise completa de crédito, pendências judiciais e biometria facial pode ser decisivo na hora de evitar uma fraude.

2. Contratos claros e detalhados

Elabore contratos precisos e abrangentes. Inclua informações detalhadas sobre o período da locação, os direitos e responsabilidades do locatário, penalidades e restrições de uso.

Deixe claro que a apropriação indevida será tratada com rigor dentro dos limites da lei e busque garantir seus direitos judicialmente.

3. Rastreamento e telemetria

Investir em sistemas de rastreamento e telemetria é uma estratégia inteligente para aumentar a segurança da frota e diminuir o risco de apropriação indébita.

O rastreamento permite monitorar a localização de veículos em tempo real, mas algumas ferramentas permitem também que os gestores de frota monitorem a rota, velocidade e outras informações relevantes.

Quanto mais rápido o problema é detectado, maior a probabilidade de encontrar o veículo em bom estado.

4. Comunicação eficiente

Mantenha uma comunicação ativa com os clientes durante todo o período de locação. Lembre-os das datas de devolução próximas, envie lembretes e esteja disponível para dúvidas que possam surgir.

Acima de tudo, essa abordagem proativa pode impedir que pequenos problemas se tornem grandes desafios.

5. Parcerias com seguradoras

Ter parceria com uma boa seguradora é uma das medidas mais eficientes para mitigar os riscos financeiros associados à apropriação indébita.

Além de fornecer seguro para sua frota, boas seguradoras dão apoio para a recuperação de veículos, mesmo que seu contrato de seguro não possua todas as coberturas necessárias.

Seguradoras confiáveis também possuem uma extensa rede de parceiros e sabem como lidar com situações de roubo ou apropriação indevida.

Em resumo, a apropriação indébita de carros locados é um desafio que pode ser superado com práticas sólidas de segurança.

A verificação cuidadosa dos clientes aliada a bons contratos, rastreamento, comunicação ativa e parceria com uma boa seguradora criam um ecossistema de segurança completo, diminuindo o risco que sua frota corre.

Por fim, ao implementar essas estratégias, você protege seus investimentos e, de quebra, pode construir uma reputação sólida no mercado, oferecendo uma experiência de aluguel segura e confiável aos seus clientes.

Proteção de ponta a ponta para a sua frota, do seu jeito

Brick SegurosAlém de possuir o mais completo software de consulta para análise cadastral de locatários de veículos, a Brick Seguros dispõe de um ecossistema de segurança para locadoras de veículos, formado por:

  • Painel de acompanhamento dos rastreadores para gerar segurança durante a locação;
  • Seguro Frota Conectada, que utiliza todas as informações da Análise Cadastral e dos rastreadores para gerar coberturas flexíveis e modulares, de acordo com a necessidade de cada locadora.

Apesar de ainda não existir cobertura para apropriação indébita, a Brick conta com uma rede de parceiros preparados para auxiliar na recuperação de veículos que não foram devolvidos. No momento em que é informada a apropriação indébita, imediatamente acionamos nossos parceiros para encontrar informações, onde foi visto pela última vez e qual será o plano de ação para recuperá-lo, dando todo o suporte necessário para a locadora.

Atualmente a Brick está presente em mais de 400 locadoras. Quanto maior a rede de locadoras parceiras, maior é o potencial de segurança para todo o mercado de locação de veículos.

Contato Brick WhatsApp: +5541 98845-2585

Leia outras matérias sobre a Brick Seguros:

 

plugins premium WordPress
Receba as últimas notícias

Assine a nossa news gratuitamente.
Mantenha-se atualizado com
as notícias mais relevantes diretamente em seu e-mail.