Benefícios de cartão de crédito que brasileiros mais valorizam
Benefícios de cartão de crédito: A maior parte dos brasileiros afirmou que aluguel de carros com desconto é o serviço que está mais disposta a desembolsar em uma viagem.
A demanda reprimida continua a ditar o turismo no Brasil, que mantém um olhar otimista sobre a intenção de viajar em breve. Segundo dados mais recentes da pesquisa Global Consumer Insights Survey 2023, da PwC, 54% dos consumidores brasileiros (47% no mundo) disseram que provavelmente viajarão em um voo doméstico nos próximos 6 meses, enquanto 37% (44% globalmente) pretendem fazer um voo internacional.
Mas para além de chegar no destino, o que mais interessa aos turistas brasileiros na experiência de viagem? Um outro levantamento traz alguns indicativos.
Os viajantes brasileiros se mostraram os mais empolgados com relação a programas de benefícios relacionados aos cartões de crédito dentro de um grupo de 600 pessoas ouvidas aqui e, também, na Colômbia, México e Peru. Ao todo, 150 entrevistas foram feitas em cada uma das regiões citadas, incluindo homens e mulheres entre 18 e 74 anos.
Encomendado pela Collinson, proprietária da marca Priority Pass (programa que oferece acesso a salas VIP em aeroportos do mundo todo), o levantamento buscou identificar quais são os serviços que os viajantes de todas as gerações mais valorizam. E também saber como os consumidores de cartão de crédito valorizam e usam os benefícios relacionados a viagens.
Entre os brasileiros, 80% dos entrevistados gostaria que as recompensas e benefícios relacionados a viagens fossem o elemento central dos cartões de crédito. Os jovens millennials brasileiros, de 25 a 34 anos, são os que mais apreciam cartões de crédito para recompensas (62%), em relação a outras gerações. Porém, a chamada Geração X, de 45 a 54 anos, é a que mais usa o cartão de crédito para melhorar experiências de viagem.
Na faixa dos 18-24 anos, 96% possuem cartões com benefícios, já entre os Boomers (55-74 anos) essa taxa é de 88%.
A já identificada prática dos brasileiros de manter vários relacionamentos financeiros em busca de melhores benefícios também é percebida entre os viajantes entrevistados. Ao menos 82% afirmou estar dispostos a trocar seu cartão de crédito por outro que conceda passagens para as salas VIP do aeroporto sem custo adicional, sustenta a empresa responsável pela coleta de dados.
Com o que os viajantes estão dispostos a gastar?
A pesquisa também indagou sobre a disposição dos entrevistados para pagar por serviços comumente acionados durante uma viagem. A maior parte dos brasileiros (72%) respondeu que aluguel de carros com desconto é o serviço com o qual estão mais dispostos a desembolsar. Compras com descontos no duty free (65%) e experiências gastronômicas dentro dos aeroportos (64%) aparecem na sequência de preferência.
Outro dado relevante da amostragem é que os brasileiros estão viajando mais a lazer do que a trabalho, tanto em viagens domésticas, quanto às internacionais.
O relatório da empresa destaca, ademais, que os atuais viajantes do mundo são eco sensíveis. Eles não têm um limite muito definido entre suas vidas pessoais e profissionais. Principalmente por conta da modalidade “home office” que tem crescido cada vez mais. E, além disso, procuram serviços personalizados para as suas necessidades momentâneas.