Carro por assinatura: o que observar antes de contratar?

De acordo com a ABLA (Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis), 8% dos veículos em circulação no setor de locação já estão destinados ao serviço de assinatura, o que corresponde a cerca de 80 mil carros.

 

Segundo dados da Secretaria Nacional de Trânsito do Ministério da Infraestrutura disponibilizados no site do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), quase 60 milhões de automóveis estão registrados no país e a frota total passa de 100 milhões, como mostra uma publicação do site Auto Esporte.

Luiza Soares, gerente comercial do Carro por Assinatura Porto Bank, afirma que a modalidade tem despertado interesse no público por conta de suas particularidades comparadas às opções tradicionais, como a compra, o aluguel e o financiamento.

A seguir, ela explica as principais características da modalidade e esclarece os pontos que devem ser observados ao contratar um carro por assinatura:

1 – Entender como funciona o serviço

Soares explica que na assinatura de um carro o cliente paga um valor mensal no qual pode estar incluso seguro, IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores), documentação, manutenção, carro reserva, serviço de leva e traz, entre outros.

“Além disso, o cliente utiliza o veículo durante o período do contrato e, ao final, devolve o carro para a empresa sem ter que se preocupar com desvalorização e revenda”, afirma.

2 – Atentar-se ao prazo e condições de contrato

Nas palavras de Soares, o consumidor também deve ficar atento ao prazo e às condições contratuais, pois cada empresa tem seus requisitos e regras.

“Tire todas as suas dúvidas com a empresa escolhida e esteja ciente dos seus direitos e obrigações como cliente. Outro ponto de atenção é em relação ao prazo do contrato e condições caso você queira devolver o veículo antes do prazo estipulado”, diz ela.

3 – Escolher o veículo ideal para o perfil

De acordo com a gerente comercial do Carro por Assinatura Porto Bank, a empresa deve fazer uma análise do que realmente é necessário e faz sentido para cada cliente. Inclusive no que diz respeito às características do veículo.

“É preciso alinhar as expectativas nos quesitos conforto, economia, desempenho e outros fatores para determinar o modelo mais adequado para o perfil do consumidor. Para uma pessoa que viaja muito, por exemplo, um veículo potente e econômico, com um motor T270 seria uma boa opção”, explica.

4 – Verificar se a km contratada atende às necessidades

Soares acrescenta que, geralmente, as empresas de assinatura de veículos estipulam planos de quilometragem mensal. Determinam a distância que o cliente pode percorrer com o carro durante cada mês.

“Caso a pessoa ultrapasse a quilometragem contratada, ela pode ter que pagar um valor adicional. Por isso é importante escolher um pacote que atenda às necessidades do cliente”, recomenda.

5 – Comparar preços

“Para fazer um bom negócio, é muito importante pesquisar os valores antes de assinar um contrato. Comparar orçamentos e considerar os benefícios atrelados ao preço”, afirma Soares.

Apesar disso, prossegue, preço não é o único fator a ser levado em consideração. Também é importante considerar a confiabilidade da empresa com a qual se está negociando.

6 – Escolher uma empresa confiável e já conhecida no mercado

Para concluir, Soares observa que existem diversos estabelecimentos que oferecem o serviço de assinatura de veículos no mercado brasileiro. Mas o consumidor deve optar por uma empresa de confiança.

“Verifique se a companhia em questão já está consolidada no mercado, além de analisar a indicação de amigos e familiares. Assim, você pode se sentir mais confiante para contratar o serviço de forma assertiva”, conclui.

Fonte: portal.comunique-se.com.br

De acordo com a ABLA, 8% dos veículos em circulação no setor de locação já estão destinados ao serviço de assinatura.
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