Carros da Tesla chegam ao Brasil com assinatura a partir de R$ 15.960
Já disponível, serviço oferece linha de elétricos personalizados, sem burocracia de importação e com assistência ao longo do contrato
Se os trâmites de importação te separavam dos veículos elétricos mais famosos do mundo, talvez seja hora de encontrar outra justificativa. A Osten Group, especializada em carros premium, está lançando serviço de carro por assinatura que disponibiliza os modelos da Tesla a todo o Brasil.
Desde o início da semana, é possível alugar unidades do Model 3, X, S e Y por períodos de até quatro anos, com franquia de quilometragem, manutenção e todos os trâmites incluídos.
Os planos fazem parte do serviço de locação de luxo Osten Fleet, com opção de 12, 24, 36 ou 48 meses de contrato. Além disso, as franquias de quilometragem variam entre 12.000 km e 36.000 km anuais.
O grande diferencial da Osten, entretanto, reside na comodidade burocrática, já que a empresa promete desonerar seus clientes dos complicados processos que envolvem a importação, por conta própria, dos carros elétricos da Tesla.
De acordo com a gerente da Osten Fleet, Liandra Boschiero, é possível escolher todos os detalhes opcionais e estéticos do carro, que é, então, encomendado no exterior e entregue ao gosto do freguês em prazo que vai de três a quatro meses.
O valor do serviço varia de acordo com as especificações de cada unidade, mas a assinatura mais barata de um Model 3 — em contrato de quatro anos e 12.000 km anuais — custa em torno de R$ 15.960, passível de ajustes por conta da cotação do dólar.
Com seu Tesla na garagem, o locatário ainda terá com seguro, manutenção preventiva, assessoria e assistência 24h inclusos na mensalidade. Há também treinamentos e capacitação para que o condutor saiba extrair ao máximo do aclamado Autopilot e outras funções dos carros elétricos.
No ano passado, cerca de 20 Tesla foram trazidos por importadores independentes e a expectativa da Osten é repetir, por conta própria, esse feito. Como não se trata de uma importação oficial, é esperado que alguns recursos mais avançados de direção autônoma estejam indisponíveis, ainda que atualizações via internet sejam capazes até mesmo de liberar mais potência e torque no motor.
Relatos de proprietários brasileiros dão conta de que, em piloto automático, é possível fazer quase a totalidade dos trajetos sem interceder na direção, com limitações pontuais em alças de acesso, buracos e outras peculiaridades da nossa malha viária.
Atualmente, a Tesla possui fábricas nos Estados Unidos, China e Europa Ocidental — não à toa, onde está o grosso de seu público consumidor. Em novembro de 2020, a montadora recorreu a um escritório de advocacia de Belo Horizonte a fim de solicitar o registro de nome e marcas no Brasil, alimentando rumores de uma chegada oficial.
Ainda que os documentos submetidos ao Ministério da Economia contenham procuração da consultora jurídica e executiva da companhia, Emily Lough, não há anúncio oficial sobre estratégias para o mercado sul-americano.
Veja de perto
Interessados em conhecer pessoalmente um Tesla podem visitar dois Model 3, expostos na loja da Osten no shopping CJ Shops, em São Paulo (SP). Além disso, já é possível realizar as encomendas no site da empresa.
Entre as exigências, é necessário que o condutor seja maior do que 21 anos e tenha no mínimo dois anos de habilitação. Também é necessário apresentar comprovantes de endereço e renda.
Por Eduardo Passos
Fonte: QUATRORODAS