Carros por assinatura aquece segmento de locação

Mercado de carros por assinatura aquece segmento de locação

De acordo com o Anuário Brasileiro do Setor de Locação de Automóveis, em janeiro de 2023, as locadoras destinaram mais da metade de sua frota para aluguéis de longa duração, como é o caso dos carros por assinatura.

O segmento de carros por assinatura tem ganhado espaço a cada ano no mercado automotivo. Em 2022, o setor de locação de automóveis foi responsável por mais de 30% dos emplacamentos do segmento de automóveis e comerciais leves, segundo o Anuário Brasileiro do Setor de Locação de Automóveis.

Deste panorama, os dados divulgados pela Abla (Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis) mostram que, em janeiro deste ano, as locadoras destinaram 52% da sua frota para aluguéis de longa duração. A modalidade inclui locação para motoristas de aplicativos, pessoas físicas e a terceirização de frotas por empresas privadas e órgãos públicos.

O uso de carros por assinatura se difere dos aluguéis de veículos, até então comuns no Brasil, pelo tempo de contratação.

Os contratos podem durar de um a três anos, e o veículo é zero quilômetro, enquanto nas locações por períodos menores, geralmente para viagens de turismo ou a negócios, os carros disponíveis são seminovos.

Tal tendência se insere no âmbito da chamada Cultura do Compartilhamento, cuja ideia central é de que ter acesso a uma boa experiência é mais importante do que a posse de bens. É nesta linha que aplicativos de aluguel por temporada, de transporte privado urbano e streamings de filmes e música ganham cada vez mais espaço. Neste sentido, os carros por assinatura podem oferecer ao consumidor a praticidade e a liberdade como principais benefícios.

De acordo com a pesquisa “O setor automotivo em 2023”, 45% dos Millennials (nascidos entre 1981 e 1995), a maior parcela da população brasileira, acredita que não é necessário possuir veículo. Então basta poder ter à disposição algum meio de transporte. Entre a Geração Z, os nascidos entre 1995 e 2010, este índice é ainda maior, 55%. “Isso se deve ao fato de as pessoas terem percebido as vantagens de possuir um carro com menos burocracia”, explica Junio Ferreira, CEO da Startup Aluga Aí.

Para Junio, a principal vantagem está na economia em relação a compra de um veículo zero km e os custos para mantê-lo. “Ao comprar um veículo, têm seus custos mensais com IPVA, seguros e manutenções. Em um contrato de carro por assinatura, esses custos já estão no valor da mensalidade”.

Terceirização de frotas

O alto custo para a compra de um veículo zero km no Brasil, dificulta o sonho do carro novo. Tem o valor médio em torno de R$ 140 mil. No ranking de 2021, o país é apontado como sendo o quinto mais caro para se ter um carro.

Por mais facilitada que possa ser a compra de carros para pessoas jurídicas, ainda assim, é um processo que pode ser burocrático. E que demanda capital ou linha de crédito para aquisição, recursos que podem ser direcionados para investimentos no negócio. Conforme dados da Abla, 20% das empresas privadas têm frotas terceirizadas. E esse número só tende a crescer.

“Hoje as pessoas buscam facilidade e segurança e o cliente consegue contratar uma frota inteira de veículos para sua empresa através de um celular. O contrato é assinado de forma digital e os veículos retirados ou entregues em qualquer endereço no Brasil”, destaca Junio.

Para saber mais, basta acessar: https://www.grupoalugaai.com.br/

Carros por assinatura aquece segmento de locação

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