Crescimento de diárias de locação foi limitado pela falta de veículos novos, afirma Unidas

Embora o segmento de “rent a car” (RAC, sigla em inglês para locação de veículos no varejo) tenha alcançado o recorde de número de diárias — 4,6 milhões—, o presidente executivo da Unidas, Luis Fernando Porto, disse que o segmento teve seu crescimento no primeiro trimestre limitado pela falta de veículos e pelas restrições de mobilidade e atividades econômicas em algumas cidades por causa da covid-19.

“Temos restrição do número de carros e, aliados à estratégia, subimos muito a taxa de ocupação. Percebemos que é muito rentável nesse negócio trabalharmos com taxa de ocupação mais alta”, disse Porto na teleconferência de resultados.

Segundo o executivo, a desaceleração no RAC foi sentida mais no fim do primeiro trimestre, em março, quando a restrição de atividades ficou mais intensa. A queda das operações desse segmento foi de cerca de 15%.

“Mas todos os nossos segmentos de vendas no RAC estão performando melhor do que no ano passado. É uma questão de tempo para que tenhamos mais carro e volte a acelerar. Não é um problema de demanda.” O executivo diz que os números do segmento devem ser impulsionados no segundo semestre, com o avanço da vacinação e melhoria na entrega das montadoras. Hoje, o tempo estimado é de 90 dias a 120 dias para a maioria dos carros, mas, em alguns modelos, pode chegar a seis meses.

“Temos uma curva crescente de entrega de veículos e acreditamos que vai ser um momento especial, com aeroportos mais ativos e retomada de atividades nas cidades.” Ainda de acordo com Porto, a Unidas não teve atrasos na entrega de carros nesses primeiros quatro meses, apesar dos longos prazos. Segundo o executivo, esses contratos e o cumprimento das entregas traz segurança para os planos da empresa neste ano. “A frota deve melhorar em nível de crescimento nos próximos trimestres e em renovação”, disse.

A companhia diz que recebeu o número de veículos que estava dentro do orçamento e combinado com locadoras. Neste trimestre, a Unidas investiu R$ 1,1 bilhão em aquisição de novos veículos, o equivalente a 15,9 mil carros. “Manutenção de entregas de carros nos dá tranquilidade para crescer frota”, disse o presidente.

(Com conteúdo publicado originalmente no Valor PRO, o serviço de notícias em tempo real do Valor)

Fonte: Valor Investe

plugins premium WordPress
Receba as últimas notícias

Assine a nossa news gratuitamente.
Mantenha-se atualizado com
as notícias mais relevantes diretamente em seu e-mail.