Frota de motos nas locadoras cresceu 79,5%

Frota de motos nas locadoras cresceu 79,5% no último ano

As empresas de locação emplacaram 37.216 novas motocicletas durante 2023, um crescimento de 28,3% sobre as compras de motos feitas pelo setor no ano anterior. Conforme a Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis (ABLA), o total de motos nas locadoras chegou a 77.638 unidades, que representam um crescimento de 79,5% na comparação com 2022.

As estatísticas setoriais apuradas pela ABLA também mostraram que as locadoras foram responsáveis por absorver 2,3% de todas as motocicletas vendidas em 2023 no Brasil.

O presidente da associação, Marco Aurélio Nazaré, observa que o aluguel de motocicletas ganhou impulso principalmente no pós-pandemia, “na medida em que boa parte da população havia experimentado os serviços de delivery durante o isolamento e, desde então, se habitou a eles”.

Para Nazaré, uma das consequências disso foi o crescente interesse de mais pessoas em trabalhar com entregas, exatamente por meio do aluguel de motos. Em 2019, antes da pandemia, as locadoras tinham em suas frotas 8.093 motocicletas; no ano seguinte, o número subiu para 10.799; em 2021, para 16.303. “A partir de 2022, o ritmo do crescimento foi vertiginoso”, diz o presidente da ABLA. “Chegamos a 46.256 motos na frota e, agora, ao final do ano passado, às 77.638”.

O Censo ABLA também apurou que, em relação a frota total de motos (77.638 unidades) em nome das locadoras, 37.301 são da Green, seguida pela Honda, com 31.995. Completando o pódio das fabricantes mais presentes na frota de motos das locadoras estão a Yamaha (4.721), a Shineray (1.724) e a Origem (549).

As estatísticas apuradas pela ABLA têm como base as informações de frotas de veículos do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro).

Sobre a ABLA

A Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis (ABLA), fundada em 1977, desempenha um papel fundamental na modernização da mobilidade urbana no Brasil.

Representando empresas de todos os tamanhos, desde grandes corporações até locadoras independentes, a ABLA promove a capacitação por meio da UNIABLA. Também oferece soluções e parcerias comerciais para impulsionar o crescimento do setor e monitora questões administrativas, jurídicas e operacionais. Além disso, mantém um código de conduta para garantir uma concorrência justa e um relacionamento ético com todos os públicos envolvidos.

A Associação promove o networking e a troca de experiências por meio de eventos digitais e presenciais. Lidera a comunicação do setor de aluguel de veículos no país, utilizando publicações próprias, entrevistas na imprensa e presença ativa nas redes sociais. Sua governança segue os princípios modernos de gestão, com um Conselho Nacional eleito a cada dois anos e o apoio de um conselho consultivo e equipes internas dedicadas ao desenvolvimento e disseminação da cultura de locação.

 

Frota de motos nas locadoras cresceu 79,5%

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