Grupo Renault compra startup espanhola Bipi por 100 milhões para liderar o mercado de automóveis por subscrição
A aquisição da empresa espanhola pelo Grupo Renault ocorre depois que os modelos de assinatura de automóveis terem um crescimento anual de mais de 100% nos últimos cinco anos
O Grupo Renault adquiriu, através do seu banco RCI Bank and Services, 100% da startup espanhola Bipi para entrar no mercado de subscrição de automóveis, de acordo com o Cinco Días.
A compra da startup fundada em 2018 insere-se na estratégia definida pelo grupo automóvel para o desenvolvimento de ofertas de fidelização.
Segundo o Cinco Días, nenhuma das empresas deu a conhecer dados financeiros da operação, apesar de fontes próximas do processo avançarem que o montante é de aproximadamente 100 milhões de euros, o que a torna uma das maiores vendas do ano para uma empresa de tecnologia espanhola.
Assim, os cofundadores e a equipa de gestão da Bipi, bem como os parceiros estratégicos da empresa, continuarão a liderar o crescimento e a expansão da empresa em novos mercados europeus.
A empresa opera atualmente em Espanha, França e Itália e conta com 120 funcionários, ambicionando transformar o setor e ser uma alternativa ao modelo atual de posse de um carro.
Com a assinatura, a Bipo garante aos utilizadores do serviço um carro com tudo incluído (seguro, manutenção, impostos, etc.), com total flexibilidade para trocá-lo por outro, sem taxa inicial ou final e sem longa fidelização.
Nesta altura, a empresa tem mais de 10.000 clientes, aos quais ofereceu a solução “chave na mão”, desde a assinatura até a devolução do veículo. “
A aquisição da empresa espanhola pelo Grupo Renault ocorre depois que os modelos de assinatura de automóveis terem um crescimento anual de mais de 100% nos últimos cinco anos, de acordo com a McKinsey, com a Frost & Sullivan a prever que os modelos de automóveis por assinatura representarão cerca de 10% de todas as vendas de automóveis até 2025.
Fonte: executivedigest.sapo.pt