Três perguntas: Renault On Demand, carro por assinatura

No começo do ano, a Renault lançou o Renault On Demand. Trata-se de um serviço onde a pessoa pode contratar um carro por assinatura.

 

Finalizado o contrato, o carro é devolvido à montadora. Se no Brasil este tipo de serviço é uma novidade, no exterior ele já é oferecido há pelo menos duas décadas nos Estados Unidos e em países europeus, sendo responsável pela movimentação de uma grande fatia do mercado de automóveis. Conversamos sobre o Renault On Demand com seu gerente-geral, Romain Darmon.

Como funciona o serviço?

O Renault On Demand é um serviço de assinatura de veículos, ou seja, um serviço de locação de longo prazo. Ele conta com quatro planos de assinatura customizáveis de longa duração, para que o cliente tenha sempre um Renault zero-quilômetro que atenda às suas necessidades com toda praticidade, segurança e conforto.

Os planos são de 12, 18, 20 ou 24 meses, com valores a partir de R$ 1.059 mensais. No momento da adesão, o cliente também pode escolher os planos de quilometragem, com opções de 500, 1.000, 1.500 e 2.000 quilômetros mensais.

O valor da assinatura do serviço inclui a manutenção preventiva (troca de óleo etc) e corretiva (peças de desgaste, como limpador de para-brisa, incluindo a troca de pneus e outros), o seguro auto (proteção contra roubo, furto, incêndio e terceiros), a assistência 24 horas (serviços de reboque, chaveiro, retorno ao domicílio, hospedagem, carro reserva, e outros serviços emergenciais disponíveis por meio do 0800) e toda a gestão de documentação, emplacamento e pagamento de impostos, como IPVA.

O cliente pode ainda personalizar sua assinatura incluindo outros serviços. O valor adicional na mensalidade dependerá do plano escolhido.

Além disso, também acompanhamos nossos clientes com outros opcionais, como o seguro de proteção financeira e o seguro franquia em caso de situação de desemprego involuntário, incapacidade, morte ou invalidez. Outro opcional é a película solar e/ou de proteção.

Os modelos oferecidos são Kwid Zen 1.0, Kwid Outsider 1.0, Stepway Iconic 1.6 CVT e Duster Iconic 1.6 CVT.

A principal diferença em relação à concorrência é que o serviço Renault On Demand está disponível em todos os estados do Brasil. E ainda há a facilidade de poder fazer todo o processo de contratação online, inclusive escolher a entrega do veículo em casa. Além disso, temos a abrangência da rede de concessionárias Renault para poder atender o cliente ao longo da vida do contrato no que for preciso, como as manutenções.

Como está esse mercado no exterior? Considerando que ele já funciona há pelo menos duas décadas no exterior, por que ele demorou a chegar no Brasil?

Esse mercado de veículos por assinatura na Europa ou na América do Norte já é bem consolidado, com uma história de mais de 20 anos. Lá, dependendo dos países e das marcas, a assinatura de veículo representa 30% a 60% do mercado de carros novos.

Esta opção de mobilidade está chegando agora no Brasil porque o brasileiro já é mais habituado com o carro como serviço e não apenas com bem durável. O processo de amadurecimento começou com a locação e mais recentemente com o serviço de transporte por aplicativo. Agora, ele passou a ter um carro novo para uso particular a baixo custo e com uma série de conveniências, sem ter que ter a propriedade do veículo.

Quais são as perspectivas desse mercado no Brasil? Qual o perfil de cliente que busca esse tipo de serviço?

As perspectivas são positivas. O Renault On Demand chegou a 1.500 contratos assinados e mais de 1.200 carros entregues, desde que foi lançado em 20 de janeiro.

Identificamos um consumidor diferente para o carro por assinatura. Geralmente são casais mais jovens, com filhos pequenos e com renda superior ao consumidor de financiamento. Acreditamos que esse mercado só tem a crescer em função dos baixos custos e da conveniência oferecida.

Fonte: Monitor Mercantil

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