‘Renault On Demand é solução de mobilidade’, diz presidente da montadora no país

Em franca expansão, o Renault On Demand, um programa de carros por assinatura da marca francesa, mostra que veio para ficar: conheça como funciona esta nova opção de mobilidade

 

Ricardo Gondo é engenheiro mecânico, formado pela escola Mauá de Engenharia, e tem pós-graduação em Administração de Empresas pela escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas. Ricardo assumiu a Presidência da Renault do Brasil em 1º de janeiro de 2019 e antes ocupou diferentes posições de liderança na empresa, como a presidência da Renault Espanha e Portugal. Gondo, como é mais conhecido, tem aplicado soluções inovadoras e criativas para a marca no Brasil durante sua gestão, como o sistema de carros por assinatura, o Renault On Demand, que com pouco mais de três meses já inclui milhares de novos usuários. Nossa reportagem entrevistou o presidente da Renault do Brasil, que nos contou tudo sobre esta novidade em mobilidade urbana que ganha cada vez mais adeptos.

Os serviços por assinatura estão dominando o mercado, todos em busca de comodidade e segurança, agora, esta modalidade chegou aos automóveis.

O que é o Programa Renault On Demand, quando começou e que balanço o senhor pode fazer desde o início até este momento? O Renault On Demand é uma solução de mobilidade bastante inovadora da Renault para o mercado brasileiro, partimos da premissa que hoje o cliente faz assinatura de filme, de música e por que não assinatura de um veículo? Então, criamos em parceira com o banco Renault o programa de carros por assinatura. Os primeiros números mostram que fomos a uma boa direção, é um sucesso, em sessenta dias já tivemos 1.500 contratos assinados e isso eu atribuo à forma que construímos esse projeto. Começamos em 2020 e tratamos o projeto como uma startup, depois de definirmos o conceito disponibilizados o sistema para os nossos colaboradores e os do banco, além de 200 clientes em todo Brasil. Essa experiência nos permitiu elaborar uma proposta amigável, hoje nosso cliente pode acessar nosso site e fazer todo o processo on line.

Quais os principais diferenciais do Renault On Demand, frente ao que oferecem as tradicionais locadoras de veículos?

Primeiro que o Renault On Demand é um serviço de locação que chamamos de longo prazo, você pode escolher um contrato de 12, 18 ou 24 meses, acredito que o principal diferencial é a facilidade de poder fazer todo o processo sem falar com uma pessoa. Tudo pelo site e até a entrega do veículo é casa é possível. Pode também incluir no pacote o seguro de proteção financeira, isso pode dar uma garantia em caso de desemprego involuntário. Além disso, tudo está incluído na assinatura, a manutenção do veículo, a gestão de toda documentação, o seguro auto e a assistência 24 horas. E sobre manutenção, dependendo do plano, até a troca de pneus. O cliente não se preocupa com emplacamento, IPVA, tudo isso é gerenciado pelo nosso sistema. E completando, nós temos uma rede de concessionárias que abrange todo o Brasil.

Quais os modelos da marca Renault fazem parte do programa?

A linha eletrificada da Renault também está contemplada nesta nova opção de mobilidade. A decisão sobre quais os veículos da linha Renault que fariam parte do programa, fez parte da prova de conceito. Vimos que os clientes buscavam mais veículos com características SUVs. Então oferecemos o Kwid Zen e Outsider, o Stepway e o Duster. E acho que acertamos, porque destes 1.500 contratos, 50% optou pela versão Outsider e para o Duster Iconic, 30%. E também incluímos, recentemente, o Zoé, o modelo com motor 100% elétrico que acabou de ser renovado.

Foi por causa da pandemia que vocês tiveram essa ideia ou foi pela mudança do perfil do consumidor?

Não, já tínhamos o projeto em curso antes mesmo da pandemia, tanto é que foi em março de 2020 que começamos a fazer os testes com colaboradores. Isso aconteceu junto ao lançamento do novo Duster e foi ai que incluímos alguns revenderes no projeto. Mas não é só esta a proposta em relação à mobilidade. Testamos no ano passado também o Renault Moblity, um sistema de Car Sharing, e começamos dentro de nossa fábrica. A partir de um aplicativo que desenvolvemos tudo por ser feito, reserva, abrir o veículo, pagamento pelo cartão de crédito, você usa e devolve o veículo. Nossos funcionários foram os primeiros a experimentarem, uma vez que também tem necessidade de fazer serviços fora do ambiente do trabalho. Começamos com seis carros e hoje já são vinte que fazem parte do Renault Mobility que são utilizados inclusive aos fins de semana. Essa é uma lógica de curta duração. E complementado, estendendo para fora da fábrica e disponibilizamos também para os funcionários da Federação das Indústrias do Paraná.

O Renault On Demand está disponível para pessoas jurídicas as empresas?

Pequenas frotas sim podem contratar o serviço Renault on Demand ou o Mobility, porque sabemos que muita empresa tem frotas para os próprios funcionários ou tem muitos gastos na locomoção de seus colaboradores. Um tema que gosto bastante é o sistema de Car Sharing com veículos elétricos, como o que fizemos em Brasília e Curitiba. Desenvolvemos um projeto bastante inovador com a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial e com o Parque Tecnológico de Itaipu, o PTI, eles desenvolveram um aplicativo e nos colocamos em 2019 um sistema de Car Sharing como o Twizy, um veículo para duas pessoas e a ideia é a utilização pelos servidores públicos. Brasília tem uma superfície perfeita para o modelo porque é bastante plano e a ideia é o transporte entre os prédios públicos. São 16 unidades do Twizy que ficam rodando entre os edifícios administrativos. Além da redução de custo o apelo ecológico também é destaque. Ano passado fizemos o mesmo no Paraná, em Curitiba, para os servidores públicos do estado.

O senhor pode nos contar sobra a ação da Renault em Pernambuco, em Fernando de Noronha mais especificamente?

Tudo isso está dentro do tema de novas mobilidades e um projeto que eu apoio e incentivo e está funcionando na ilha de Fernando de Noronha. Na Europa nós temos várias iniciativas que podemos trazer para o Brasil e neste sentido e a Renault está liderando nos veículos elétricos. Temos o projeto que se chama Smart Island  e estamos trabalhando no sentido de transformar Fernando de Noronha na primeira Smart Island do Brasil. Na ilha temos veículos elétricos rodando e recentemente instalamos o que chamamos de garagem fotovoltaica, porque de nada adianta ter o veículo elétrico sem ter como recarrega-los. Tudo isso em conjunto com a administração da ilha.

Serviço

Site: ondemand.renault.com.br

– Manutenção: revisões preventivas e troca de peças de desgaste natural, incluindo também a troca de pneus.

– Gestão de documentos: todos os documentos e taxas relacionados ao veículo como IPVA e licenciamento são gerenciados pelo Renault On Demand.

– Seguro Auto: proteção contra roubo, furto, incêndio e terceiros.

– Assistência 24 horas: serviços de reboque, chaveiro, retorno ao domicílio, hospedagem, carro reserva, e outros serviços emergenciais disponíveis por meio do 0800 888 1500.

– O cliente pode ainda personalizar sua assinatura incluindo outros serviços. O valor adicional na mensalidade dependerá do plano escolhido:

– Entrega do veículo em casa.

– Película solar e/ou película de proteção.

– Seguro proteção financeira: proteção em caso de desemprego involuntário, incapacidade, morte ou invalidez, em parceria com a seguradora BNP Paribas Cardif.

– Ao término do plano, o cliente poderá optar pela renovação antecipada e assim, receber o novo veículo na data de devolução do antigo.

– O Renault On Demand está disponível em todos os estados do Brasil.

Fonte: O Tempo

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