IPI Verde oportunidade para renovar frota e desafio na revenda

IPI Verde oportunidade para renovar frotas com qualidade e desafio na gestão de seminovos

O governo federal lançou, em 10 de julho, o IPI Verde, nova política de incentivo à indústria automotiva, como parte do programa Mover (Mobilidade Verde e Inovação). A medida reduz o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) em até 7% para carros populares 1.0 produzidos no Brasil e pode chegar a alíquota zero para modelos que atendam critérios de sustentabilidade, como baixa emissão de CO₂ e maior índice de reciclabilidade.

A iniciativa já entrou em vigor, com o decreto publicado em 11 de julho, e aguarda agora a publicação da portaria que oficializará os modelos elegíveis ao benefício. A expectativa é que entrem na lista carros de entrada como Renault Kwid, Fiat Mobi, Fiat Argo, Chevrolet Onix, Hyundai HB20 e Volkswagen Polo.

Mais acesso a veículos zero-quilômetro

Para as locadoras, o IPI Verde representa uma excelente oportunidade de renovação de frota com redução de custos. A economia estimada pode variar entre R$ 5.500 e R$ 10 mil por unidade. O que viabiliza a aquisição de mais veículos ou modelos com melhor desempenho e eficiência.

Com frotas mais modernas, sustentáveis e econômicas, as locadoras ganham em competitividade. Conseguem oferecer melhores experiências aos clientes, reduzem despesas com manutenção e alinham-se às demandas por mobilidade mais limpa – um diferencial crescente para consumidores e empresas.

 O impacto na venda de seminovos

Se por um lado o benefício fiscal favorece a compra, por outro ele pressiona o mercado de seminovos, que é fundamental para o modelo de negócios das locadoras. Com a queda no preço dos carros novos, o valor dos usados tende a cair também – o que pode gerar perdas contábeis e a necessidade de ajuste no valor de ativos (impairment).

Esse movimento não é inédito. Incentivos fiscais semelhantes no passado impactaram os balanços das locadoras, exigindo uma atuação mais estratégica na gestão da revenda de veículos desativados da frota.

 A importância de uma gestão equilibrada

O IPI Verde é, portanto, uma ferramenta com dois lados: oferece um impulso para modernizar as frotas, mas exige atenção redobrada à revenda. A capacidade das locadoras de ajustar seu planejamento comercial e financeiro será essencial para aproveitar os benefícios da medida sem comprometer a rentabilidade.

A recomendação é que o setor acompanhe de perto a regulamentação. E também avalie com agilidade as oportunidades de compra e busque estratégias para minimizar os impactos no mercado de seminovos. Em um cenário de transformação do setor automotivo, quem souber equilibrar inovação e gestão de risco sairá na frente.

Imagem: Freepik 

 

IPI Verde oportunidade para renovar frotas com qualidade e desafio na gestão de seminovos

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress
Receba as últimas notícias

Assine a nossa news gratuitamente.
Mantenha-se atualizado com
as notícias mais relevantes diretamente em seu e-mail.