Locação: com dólar alto, nacional cresce 23% internacional cai no 1º semestre

A instabilidade do dólar no primeiro semestre modificou o comportamento do viajante brasileiro, com a redução dos gastos no exterior. Dados do Banco Central mostram que, de janeiro a abril, os brasileiros gastaram US$ 5,809 bilhões no exterior, queda de 10,2% em relação ao mesmo período de 2018. A redução foi sentida também no mercado de locação de veículos, que afetou o internacional, mas, em contrapartida, trouxe incremento para o doméstico.

Um levantamento da Rentcars.com mostrou que o número de reservas de brasileiros que alugam carros para viagens dentro do país cresceu em 23%, de março a junho deste ano, enquanto a taxa de reservas de usuários que alugam veículos em destinos internacionais teve uma queda de 9% no mesmo período.

Outro fator que mostra o fortalecimento do turismo doméstico é que os destinos nacionais com o termo Turismo concentram 80% das buscas no Google. O buscador também mostra que destinos internacionais muito procurados como Orlando (EUA) e Cancun (México) apresentaram uma queda no volume de buscas ano a ano. Em paralelo a isso, cidades como Brotas (SP) e Morro de São Paulo (BA) registraram aumento de 20% e 19%, respectivamente, no volume de buscas ano a ano.

“A alta do dólar no primeiro semestre é, sem dúvidas, um fator importante para explicar as razões do brasileiro optar por viagens domésticas em detrimento de viagens internacionais. Vale ressaltar que na Rentcars.com, oferecemos alguns diferenciais de pagamento para quem tem a viagem já programada para fora do Brasil, mas não quer ficar refém da flutuação do câmbio. Oferecemos a opção de pagamento em reais, sem IOF, em boleto ou no cartão de crédito, em até 12 vezes”, explica Francisco Millarch, CEO da Rentcars.com.

Outro dado encontrado pela plataforma na pesquisa foi que, enquanto os brasileiros estão locando menos fora do país, o número de reservas de aluguel de carros por estrangeiros no Brasil teve um crescimento de 20% de abril a junho de 2019, em relação ao mesmo período do ano passado.

plugins premium WordPress
Receba as últimas notícias

Assine a nossa news gratuitamente.
Mantenha-se atualizado com
as notícias mais relevantes diretamente em seu e-mail.