Locação de caminhões já tem frota superior a 35 mil veículos
A locação de caminhões já conta com frota superior a 35 mil veículos no Brasil e ganhou corpo na segunda metade do ano com a entrada das montadoras no segmento. A atividade é comum na Europa, há três décadas. No Brasil, já tem desde veículos urbanos de carga (VUCs) até modelos maiores e completos, com o cavalo mecânico e a carreta. Como regra, os contratos de locação são longos, com duração mínima de 12 meses.
“É um mercado que está se iniciando, ainda é explorado por poucas empresas e tem muito espaço para crescer em 2023 entre as locadoras e as fábricas de caminhões”, afirma Paulo Miguel Júnior, conselheiro gestor da Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis (Abla).
A locadora Vamos tem 30.600 caminhões e trabalha com prazo mínimo de 36 meses.
A empresa está sob o comando da mesma holding que controla a transportadora JSL. A frota da Localiza conta com 5.000 unidades, com contratos de 12 a 96 meses. As fábricas de caminhões instaladas no Brasil começam a ingressar nesse território. Elas contam com suas redes de concessionárias para oferecer o serviço e o apoio financeiro dos próprios bancos.
A primeira montadora a entrar no segmento foi a Volkswagen Caminhões e Ônibus. A divisão VW Truck Rental surgiu em agosto no Brasil, e a empresa oferece desde o Delivery Express, com peso bruto total (PBT) de 3.500 quilos, até o Meteor 28.460 – cavalo mecânico capaz de tracionar 70.000 quilos. São seis modelos ao todo. A oferta também inclui carrocerias para carga seca ou baús. Os contratos da montadora são de 36 ou 60 meses.
A Volvo ingressou nas locações em setembro.
A empresa oferece caminhões, ônibus e equipamentos de construção. Os prazos para locação vão de 24 a 60 meses. A montadora de origem sueca é uma opção a ser considerada por quem precisa alugar caminhões e máquinas de construção ao mesmo tempo.
Em novembro, foi a vez de a Scania anunciar sua entrada no segmento. A locação começa no primeiro bimestre de 2023 e inclui caminhões da linha Super, modelos fora de estrada e movidos a gás natural ou biometano. Os prazos também vão de 24 a 60 meses.
“A locação de caminhões pela Scania já ocorre na Europa há 30 anos. Lá temos 6 mil veículos alugados”, recorda Renata Campos, gerente responsável pela Scania Locação. Ela informa que houve um estudo de viabilidade antes de surgir a nova divisão. “Os clientes queriam usar caminhões Scania, mas sem necessariamente adquiri-los.” Segundo Renata, os caminhões comprados para locação já respondem por mais de 20% do mercado europeu.
“A compra de um bem como esse carrega o balanço das empresas, e algumas preferem investir em outros ativos – galpões, por exemplo. São clientes que não querem se preocupar com a revenda de um veículo; por isso, optam pela locação”, afirma Renata.
De acordo com a executiva, a maior demanda das locações parte do agronegócio, “para o transporte de cana, madeira ou grãos. Mas estamos recebendo todo tipo de proposta. Tudo vai depender da necessidade”, garante. A Scania Locação também terá ônibus.
Paulo Miguel Júnior, da Abla, afirma que os principais clientes das locadoras são transportadoras, embarcadores e empresas ligadas ao agronegócio para transporte de soja, milho e madeira.
Os caminhões alugados também são utilizados para o transporte interno nas fazendas. “As locadoras têm toda a gama de caminhões, com base nos VUCs. São operações bem estruturadas. Dependendo dos clientes, a empresa focará mais em um tipo específico de caminhão”, garante o executivo da associação.
Renata, da Scania, afirma que a locação mais comum é a do cavalo, mas recorda que a montadora vai trabalhar sob demanda, entregando “aquilo que o cliente desejar”, o que pode incluir também o implemento.
Pacote de benefícios
O contrato de locação de um caminhão inclui sempre alguns benefícios. “Normalmente, há serviços agregados, como rastreamento, manutenção, assistência 24 horas”, afirma Paulo Miguel Júnior, da Abla. Renata Campos, da Scania, informa que todos os caminhões alugados pela empresa terão conectividade, plano de manutenção e monitoramento por caminhão e motorista.
“Mas a primeira grande vantagem é a aquisição do caminhão correto, não acima daquilo que o cliente precisa. Hoje, existe uma grande preocupação com a eficiência energética. E, para a Scania, também é importante fornecer a solução mais sustentável.”
Os contratos da VW Caminhões e Ônibus incluem gestão de manutenções preventivas ou corretivas, seguro, sistema de telemetria, gestão de multas e documentação. A Volvo informa que os caminhões contarão com planos de locação sob medida para atender a cada segmento. A manutenção será feita em sua rede de concessionárias.
Mercado de locação de caminhões ainda é pouco explorado e tem espaço para crescer em 2023