Locação de carros aumenta 13,2% no Natal e Ano Novo e HB20 desponta como modelo mais procurado no verão

São Paulo e Rio de Janeiro são os destinos mais procurados por quem aluga carros durante os meses de dezembro e janeiro; Orlando e Miami se destacam como os preferidos fora do país

A locação de veículos é definitivamente uma das melhores opções para as viagens durante as férias de verão. É o que aponta levantamento realizado pela Rentcars.com, uma das líderes globais em conectar pessoas com as melhores opções de aluguel de carros do mundo, que revela um crescimento de 13,2% durante o Natal e Ano Novo de 2018, em relação ao ano anterior. Um dos principais motivos é que a viagem acaba sendo mais econômica do que viajar por outros meios como ônibus e avião, além da liberdade de locomoção que essa opção oferece.

A categoria Econômica é de longe a preferida dentro do Brasil durante a última semana do ano. Em dezembro de 2018, 48% dos clientes da empresa optaram por esse tipo de veículo. O modelo preferido do locador dentro do país é o Hyundai HB20, seguido por Fiat Mobi e Chevrolet Onix respectivamente. Nos destinos internacionais, o Dodge Grand Caravan é o favorito, seguido pelo Toyota R4V4 e Hyunday Santa Fé.

As duas maiores capitais brasileiras, São Paulo e Rio de Janeiro, se destacam como os destinos mais procurados dentro do país em 2018. Fora do país, as belas praias da região da Flórida são muito procuradas pelos turistas. Orlando com 7% das escolhas, Miami com 7,2% e Fort Lauderdale com 2% são as cidades preferidas.

Dicas para na hora de alugar um veículo

É natural que antes de alugar um carro surjam uma série de dúvidas como quais documentos devem se ter em mãos, os extras que estão inclusos no pacote, se é necessário um cartão de crédito, entre outras. Michel Rocha, Chief Growth Officer da Rentcars.com, lista algumas dicas para ajudar os novos locatários:

Fique atento aos requisitos de locação

Para a locação de carro no Brasil, é necessário que o motorista seja maior de 21 anos de idade. A carteira de habilitação deve estar dentro da validade e emitida há, no mínimo, dois anos. Já no exterior, a idade mínima do condutor é de 25 anos. Os locatários de 21 a 24 estarão sujeitos à taxa locais adicionais. É obrigatório apresentar o documento de habilitação original, emitido no Brasil, válido e dentro do prazo de vencimento. Além disso, o locatário não pode apresentar restrições nos órgãos de proteção ao crédito.

Preste atenção ao limite disponível no cartão de crédito

Após realizar a locação pela internet, o carro deve ser retirado no local indicado com o voucher de reserva e o cartão de crédito usado na compra, dentro da validade e com limite de crédito disponível para pré-autorização ou bloqueio da caução de garantia. Cartões pré-pagos ou de terceiros não são aceitos.

Entenda a necessidade do bloqueio de caução e programe-se

O bloqueio caução refere-se a um valor que é determinado pela locadora, conforme a categoria do veículo e o período de utilização, que fica retido em seu cartão de crédito durante a locação. O valor não é debitado na fatura do locatário. Trata-se apenas de uma garantia para a locadora caso haja o descumprimento de algum item do contrato. O desbloqueio deste mesmo valor é solicitado pela locadora à administradora do cartão no momento da devolução do veículo.

Fique atento aos serviços extras oferecidos

Em muitos casos, os atendentes das locadoras podem oferecer serviços extras, como proteções adicionais, condutor adicional, GPS e outros recursos. Por essa razão, é importante que o viajante tenha atenção e saiba a importância de ler o contrato de locação e sinalizar por escrito – e também verbalmente – se tem interesse ou não em contratar alguma função a mais. É válido ressaltar que, caso o cliente opte pela contratação desses itens adicionais, o valor da reserva sofrerá reajustes.

Sobre a Rentcars.com

Fundada em 2009, a Rentcars.com é uma das líderes globais em conectar pessoas com as melhores opções de aluguel de carros no mundo. Além de se destacar como a principal empresa de locação de veículos online da América Latina.  Atua em mais de 160 países, mantendo presença em mais de 5 mil cidades e 20 mil pontos de atendimento. Site: www.rentcars.com

plugins premium WordPress
Receba as últimas notícias

Assine a nossa news gratuitamente.
Mantenha-se atualizado com
as notícias mais relevantes diretamente em seu e-mail.