Locação de veículos leva eficiência a pequenas e médias empresas
Redução de custos operacionais e ganho na eficiência são as maiores vantagens
O que é mais vantajoso, manter frota própria ou terceirizar a gestão de veículos de uma empresa? Um empreendedor europeu certamente vai escolher a segunda opção. Na Holanda, por exemplo, mais de 70% dos veículos utilizados por empresas é resultado de locação. As vantagens são evidentes, e incluem a redução de custos e a liberação da linha de crédito para outros fins, como, dependendo da área de atuação, o reforço no maquinário ou a infraestrutura de tecnologia da informação.
No Brasil, em geral, a resposta ainda se volta para a primeira opção. “Somos apaixonados por carros. Quando empreendemos, mantemos o vínculo afetivo com os veículos, pensamos neles como posse e não levamos em consideração as vantagens de atuar seguindo o conceito de mobilidade como serviço”, analisa Luiz Dairiki, head comercial da Ouro Verde, uma empresa paranaense de quase 50 anos de história e especializada em locação de veículos, de máquinas a automóveis, com capacidade de atender a todo o território nacional.
De fato, a locação apresenta uma série de benefícios, inclusive para autônomos, e também para pequenos e médios empreendimentos: de feirantes e donos de pet shop até pessoas que atuam com delivery de comida ou organização de festas infantis. “Trabalhamos com consultoria para frotas de todos os tamanhos. Fazemos estudos de viabilidade até mesmo para quem trabalha com apenas um veículo. E ainda oferecemos serviços customizados, de acordo com a necessidade e utilização do cliente – incluindo vans, veículos adaptados, blindados, elétricos etc.”, exemplifica Dairiki.
Benefícios concretos
A Ouro Verde viabiliza locações corporativas a partir de um veículo
Neste momento, não mais do que 15% das frotas corporativas brasileiras são alugadas. Esse é um cenário que tende a mudar, a partir do momento em que os empreendedores identificarem os benefícios de reduzir custos e contar com um atendimento personalizado, de alcance nacional.
“Há espaço para este mercado amadurecer e ganhar escala”, avalia o head comercial da Ouro Verde. “A locação representa um diferencial competitivo, que permite que os empreendedores deixem de dispender tempo e dinheiro na gestão de frotas e mantenham o foco no core business”.
Foi o que experimentou a rede de supermercados Jacomar, que atua no Paraná há mais de 50 anos e passou a contar com os serviços da Ouro Verde para gerenciar os oito veículos utilitários da empresa.
“Desde que fechamos nosso contrato com a Ouro Verde, passamos a economizar cerca de 90% na comparação com os gastos que tínhamos com veículos próprios. Não temos mais problemas com manutenção e desgastes de carro, seguro, IPVA e toda a burocracia de documentação”, comenta Edson Olívio Voitexem, diretor de operações da rede Jacomar. “Aumentamos a produtividade, pois contamos com o auxílio de profissionais especializados. Só nos preocupamos em entregar o melhor serviço aos nossos clientes”,
Para saber mais, acesse www.ouroverde.net.br