Locadoras quebram recorde na Bahia na compra de veículos

Conforme pesquisa da ABLA (Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis)  965 empresas de locação de veículos operam atualmente na Bahia. Juntas, essas locadoras emplacaram, no decorrer do ano passado, exatos 3.005 automóveis e comerciais leves, novo recorde do setor na Bahia em termos de emplacamentos anuais feitos por locadoras. O recorde setorial anterior no estado era de 2.480 carros emplacados no ano, estabelecido em 2017.

Reportagem do site Bahia de Valor mostra que dos 3.005 automóveis e comerciais leves comprados em 2018, 36,11% foram modelos da Volkswagen. Em seguida, vieram os modelos da Chevrolet (General Motors) com 21,73% de participação nas compras anuais do setor na Bahia. O terceiro lugar ficou com a Ford, com 12,08%. A FCA (Fiat/Chrysler/Jeep) com 10,65% e a Toyota (6,46%) completam o ranking das cinco montadoras que mais venderam veículos para o setor de locação da Bahia no ano passado.

Em 2018, em relação às compras por subsegmentos, a maior parte (22,26%) dos emplacamentos feitos pelas locadoras da Bahia foi composta por “veículos de entrada” (Fiat/Mobi, Fiat/Palio, Fiat/Uno, Ford/Ka, GM/Celta, Renault/Kwid, Toyota/Etios, Volkswagen/Gol, Volkswagen/Up). Em segundo lugar ficaram as “pick ups pequenas” (Fiat/Strada, GM/Montana, Volkswagen/Saveiro), com 22,06% do total de emplacamentos das locadoras do estado.

Rogéria Vianna de Alencar, diretora da ABLA na Bahia, diz que em termos nacionais o setor de locação de veículos foi responsável por comprar 19,04% de todos os automóveis e comerciais leves vendidos em 2018 no Brasil. “As empresas de locação estão diretamente relacionadas com novas soluções de mobilidade urbana”, diz Rogéria. “A renovação da nossa frota faz parte desse processo, na medida em que oferecer carros novos faz parte das exigências dos nossos clientes”.

Das 965 locadoras ativas na Bahia, 770 alugam veículos sem motorista, enquanto 195 atuam prestando o serviço de aluguel incluindo o motorista. Essas empresas são responsáveis pela manutenção de 6.319 empregos diretos.

Na Bahia, a terceirização (aluguel de frotas inteiras para empresas e órgãos públicos e também para empresas da iniciativa privada) é a principal responsável pela utilização dos veículos, com 55% de participação na frota. O turismo de negócios (profissionais em viagens de trabalho) e o turismo de lazer (pessoas físicas em viagens de férias) representam respectivamente 20% e 25% do uso da frota de veículos alugados na Bahia.

A ABLA utilizou dados estatísticos de frota fornecidos diretamente pelo Serpro (Serviço Federal de Processamento de Dados). Trata-se de uma empresa autorizada pelo Denatran (Departamento Nacional de Trânsito) e que é também a maior empresa pública de tecnologia da informação do mundo. As estatísticas foram auditadas pela Grant Thornton Brasil.

Frota total

Somadas às compras de veículos realizadas em 2018 aos seminovos das empresas de locação, a frota total do setor na Bahia atingiu 10.001 unidades. A Volkswagen é a líder de participação na frota total, com 30,59%, seguida pela GM com 23,17%. A FCA vem em terceiro lugar (16,75%), com Ford (10,49%) e Renault (7,09%) completando a lista das cinco montadoras mais presentes na frota total do setor de aluguel de veículos na Bahia.

Por subsegmentos, a frota total das locadoras na Bahia tem predominância dos “veículos de entrada”, que são 27,68%. Os “hatchs pequenos” somam 17,34% (Fiat/Argo, Ford/Fiesta, GM/Onix, Hyundai/Hb20, Nissan/March, Peugeot/208, Renault/Sandero, Volkswagen/Fox, Volkswagen/Polo), as “pick ups pequenas” representam 14,94% e os “sedans pequenos” (Fiat/Cronos, Fiat/Siena, Ford/Ka Sedan, GM/Prisma, Hyundai/Hb20s, Nissan/Versa, Renault/Logan, Toyota/Etios Sedan, VW/Voyage), 12,73%. As “pick up grandes” (Fiat/Toro, Ford/Ranger, GM/S10, Renault/Oroch, Toyota/Hilux, Volkswagen/Amarok) vêm a seguir, com 12,24% de presença na frota total do setor de locação na Bahia.

Brasil

O faturamento bruto anual do setor de locação de veículos atingiu R$ 15,3 bilhões em 2018, enquanto o faturamento líquido foi de R$ 13,9 bilhões. O número de locadoras subiu 15,6%, passando de 11.407 em 2017, para as atuais 13.182 empresas de locação de veículos ativas junto à Receita Federal, com automóveis e comerciais leves registrados junto aos órgãos competentes de Trânsito. O número de usuários também registrou aumento (58%), saindo de 27,2 milhões em 2017 para 43 milhões durante todo o decorrer do ano passado.

Conforme a pesquisa da ABLA, nacionalmente os emplacamentos feitos pelas locadoras em 2018 chegaram 412.753 novas unidades, que representam 19,04% de todos os automóveis e comerciais leves vendidos durante o ano pelas montadoras que atuam no Brasil. A frota total das locadoras (soma das compras de veículos realizadas em 2018 com os seminovos disponíveis para aluguel) é de 826.331 unidades no Brasil.

plugins premium WordPress
Receba as últimas notícias

Assine a nossa news gratuitamente.
Mantenha-se atualizado com
as notícias mais relevantes diretamente em seu e-mail.