Machine Learning da Movida vira case de sucesso do Google na América Latina

Em um ano, as locações de search cresceram 25% e o custo por conversão reduziu 26%

A Movida Aluguel de Carros foi um dos destaques na 10ª edição do Fórum Digitalks 2019, principal evento de negócios digitais do País. Este status se deve ao fato da empresa ter criado um case inédito de sucesso ao integrar, por meio de machine learning, sua plataforma de CRM com as 187 lojas espalhadas no Brasil usando a plataforma Google Cloud e Search Ads 360, o que influenciou positivamente as campanhas de mídia da marca.

MOVIDA LABS (3)

A companhia tinha como objetivo aumentar o número de reservas e gerar efetivação de contratos nos canais digitais, tanto no site quanto no aplicativo. “A estratégia envolvia muito mais do que ações de mídia, porque era necessário crescer a receita de locação de carros, obedecendo a relação entre demanda e taxa de ocupação das lojas”, comenta Charles Sperandio, CMO da Movida Aluguel de Carros.

Entre os desafios estava manter a meta de custo por atividade (CPA) saudável, mesmo em épocas sazonais, como férias e feriados, e sem canibalizar a busca por prazos numa guerra contra os concorrentes. Além disso, era preciso lidar tecnicamente com um banco de dados que é atualizado diariamente e contempla informações que não poderiam ser públicas.

A partir dessas premissas, os trabalhos integraram equipes e soluções de TI, CRM (Customer Relationship Management) e BI (Business Intelligence), com foco nos objetivos de negócios da companhia. O AS 360 foi usado, basicamente, de três maneiras: automação, com o uso de regras de acordo com o histórico de desempenho e lance inteligente; audiência, utilizando dados de geolocalização por meio de Adaptive; e integração, que se valeu da informação sobre volume de frota nas lojas para otimizar os lances. “Criamos uma regra para quando a loja apresenta falta de carro, reduzindo o lance nessa região”, acrescenta Sperandio.

O sucesso envolveu a integração de dados da loja e utilização do Google Cloud para criar um feed atualizado do nível de estoque de carros por cidade, além de poder combinar o Machine Learning do Search Ads 360 e os dados do BigQuery para otimizar o processo com mais inteligência.

Na comparação de janeiro de 2019 com o primeiro mês de 2018, as locações de search cresceram 25%, ao mesmo tempo em que o custo por conversão reduziu 26% e as impression share aumentaram 6,15%. Houve ainda uma redução de 10% no custo por atividades (CPA) em relação a dezembro de 2018. “Atualmente, mais de 50% dos nossos negócios provém de plataforma online. E após atuação em plataformas Google em parceria com a Reamp, conseguimos crescer em 200% as nossas venda pelo aplicativo”, conclui o executivo.

Sobre a Movida Aluguel de Carros

A MOVIDA é uma empresa de soluções inovadoras em mobilidade urbana para todo tipo de necessidade. Pioneira em oferecer serviços como aluguel mensal para pessoa física, wi-fi no carro, pré-pagamento e chatbox nas redes sociais, foi a primeira locadora do País a ir além do carro e incluir o aluguel de bicicletas e triciclos elétricos, ajudando a revolucionar o setor de locação no Brasil. Antenada aos novos tempos, investe em sustentabilidade e, ainda hoje, é a única locadora brasileira com um programa como o Carbon Free, que neutraliza as emissões de CO2 das locações dos seus clientes.

Desde 2006 no mercado, a Movida passou a fazer parte do Grupo JSL em 2013 e abriu capital em fevereiro de 2017. Com perfil inovador aliado a forte governança corporativa, suas as ações têm apresentado consistente valorização e mais R$ 5,0 bilhões já foram captados no mercado. Atua tanto no varejo, com aluguel de carros e venda de seminovos, como no mercado corporativo, com a terceirização de frotas para empresas. Após investimentos de aproximadamente R$ 8,0 bilhões em sua frota nos últimos três anos, conta, atualmente, com uma frota de mais 105 mil veículos, 187 lojas de aluguel de carros e 64 de seminovos.

Mais informações no site https://www.movida.com.br

plugins premium WordPress
Receba as últimas notícias

Assine a nossa news gratuitamente.
Mantenha-se atualizado com
as notícias mais relevantes diretamente em seu e-mail.